O Exército Brasileiro, visando melhorar a saúde de seus militares e dependentes, autorizou a permuta de nove terrenos no cobiçado bairro do Guará, em Brasília, pela construção de um moderno complexo hospitalar. A decisão, oficializada pela Portaria nº 2.418, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de janeiro, promete criar um novo centro de referência em saúde na cidade.
O projeto prevê a troca dos terrenos pela construção do Complexo Hospitalar Gen Bda Med João Severiano da Fonseca, que será erguido no Pátio Ferroviário da capital federal.
O negócio será conduzido pelo Comando da 11ª Região Militar, que ficará responsável por licitar a permuta dos imóveis por meio de concorrência pública. A construção do hospital seguirá os padrões da Diretoria de Obras Militares e deverá incluir toda a infraestrutura necessária, com um projeto previamente aprovado pelo Alto Comando do Exército.
O prazo para a conclusão da operação é de cinco anos. Se a alienação dos terrenos não for concretizada nesse período, os lotes voltarão para a estrutura patrimonial da Força Terrestre e poderão ser realocados em uma nova estratégia de reestruturação imobiliária.
A movimentação tem aval do Estado-Maior do Exército e do Departamento de Engenharia e Construção, além de pareceres jurídicos favoráveis da Advocacia-Geral da União. Na prática, o Exército aposta na valorização dos terrenos para viabilizar a construção do hospital sem necessidade de desembolso direto.