O governo federal informou nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, que o novo voo com brasileiros deportados que sairá dos Estados Unidos nesta sexta-feira com destino a Belo Horizonte fará uma parada em Fortaleza (CE).
A partir daí, a FAB (Força Aérea Brasileira) disponibilizará aeronave para o deslocamento até o destino final (MG), em caráter excepcional, segundo o governo.
Ainda de acordo com a Agência Gov, o presidente Lula determinou que o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, será acompanhado por diplomata do Consulado-Geral em Houston.
O Itamaraty afirma que as medidas são necessárias para garantir o acolhimento humanizado de brasileiros repatriados dos Estados Unidos, de maneira a oferecer suporte, dignidade e assistência, como acesso à internet e carregador de celular.
No dia 25 de janeiro, a imagem dos brasileiros algemados em Manaus (AM) causou espanto e irritou Lula e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Com isso, o Planalto determinou a escala em Fortaleza como forma de evitar que os conterrâneos voem em solo nacional detidos.