Ao contrário do que possa parecer, a Polícia Rodoviária Federal, apesar de ser uma força policial, adota uma estrutura organizacional e uma disciplina similares às de forças armadas, como o Exército Brasileiro. Isso inclui uma hierarquia rígida, regras de conduta e um sistema de insígnias para distinguir as diferentes patentes e postos dentro da instituição.
A PRF utiliza um sistema de insígnias e distintivos que indicam os postos e funções dentro da corporação. Esses símbolos são exibidos nos uniformes e ajudam na identificação da hierarquia entre os agentes. Além disso, assim como ocorre nas Forças Armadas, os policiais podem usar em seus uniformes as condecorações recebidas ao longo de suas carreiras.
Nos últimos anos, a PRF adotou uma estrutura mais próxima da utilizada pelas Forças Armadas. O modelo militarizado trouxe maior organização na diferenciação de cargos e atribuições dos policiais.
A PORTARIA NORMATIVA PRF Nº 25, DE 27 DE JANEIRO DE 2023 definiu novas variações nos uniformes e distintivos dos Policiais.
Além das insígnias, a PRF adota uniformes específicos para diferentes situações. Dependendo da missão ou evento, os agentes utilizam trajes distintos, garantindo padronização e identificação visual adequada. Os uniformes são classificados em três categorias:
- Operacionais: projetados conforme as exigências e necessidades das atividades desempenhadas pelos policiais.
- Institucionais: utilizados em treinamentos, formações e capacitações dentro da corporação.
- Desportivos: destinados à prática de atividades físicas e esportivas no âmbito da PRF.

Distintivos da PRF
Os distintivos são elementos identificadores que transmitem informações importantes sobre funções, cursos, identificação do servidor e homenagens recebidas ao longo da carreira. A PRF utiliza diferentes tipos de distintivos, cada um com uma função específica:
- Identificação Nominal
- Hierarquia
- Cursos
- Homenagens do tipo Roseta
Os Distintivos de Identificação Nominal (ID-N) são obrigatórios na peça mais externa do uniforme e servem para identificar o policial por meio de seu nome funcional.
Os Distintivos de Hierarquia indicam a função de gestão ocupada pelo policial dentro da corporação. Eles se classificam em dois tipos:
- Táticos: afixados em camisas de combate e gandolas.
- Camuflados: utilizados em camisas e gandolas com padrão camuflado.
A estrutura hierárquica da PRF conta com vários níveis distintos. A disposição dos símbolos segue um padrão lógico, facilitando a identificação da posição ocupada por cada policial dentro da instituição. Confira abaixo alguns exemplos dos distintivos de hierarquia:
Diferentemente das Forças Armadas e Forças Auxiliares brasileiras, que possuem a divisão tradicional entre oficiais e praças, a PRF não adota essa separação de carreiras. Todo agente que ingressa na corporação por concurso público começa na terceira classe e pode ascender até o nível mais alto da hierarquia institucional.