O piloto Alexandre Frota, que mantém nas redes sociais a página Frotas Pelo Mundo, gravou o exato momento em que foi interceptado por um caça A-29 Super Tucano da FAB (Força Aérea Brasileira).
O vídeo foi publicado no dia 15 de março e, segundo Frota, aconteceu quando ele fazia um voo de Fortaleza (CE) a Recife (PE).
“Eles sinalizam para você sintonizar o rádio na frequência 121.50 e fazem algumas perguntas. Verificam as respostas, lhe liberam e fazem uma saída espetacular”.
Na legenda do vídeo, o piloto faz uma brincadeira adicional. “Você responde e reza pra eles não meterem bala! Brincadeirinha. Esses herois só deixam nosso céu mais seguro!”.
No YouTube, os vídeos da Frotas Pelo Mundo tem mais de 3 mil inscritos e 266 mil visualizações.
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, em breve o Brasil deve “figurar entre os 3 melhores países em segurança do espaço aéreo”.
A afirmação consta na seção Palavra do Comandante, na revista Aerovisão, publicada pela FAB no dia 10 de janeiro.
Segundo Damasceno, a posição se deve às médias de desempenho do DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
“Foi extraordinário, atingindo 100% de conformidade com os padrões da Civil Aviation Organization [ICAO], um feito raro no cenário mundial (…) demonstrando o compromisso e a competência da nossa Força Aérea”.
Como acontece a interceptação?
Segundo a FAB, a interceptação de aeronaves segue um processo rigoroso e normalmente tem início com a detecção de uma aeronave não identificada ou suspeita.
O controle de tráfego aéreo tenta entrar em contato com a aeronave para determinar sua identidade e intenções. Caso não haja resposta, ou ela seja considerada insatisfatória, são enviados caças interceptadores para identificação visual.
Se ainda assim a aeronave não responder às tentativas de comunicação e continuar o comportamento suspeito, a FAB dispara um tiro de aviso, que é gravado e auditado para garantia de transparência.
Se mesmo com o tiro de aviso a aeronave não obedecer às ordens da FAB, ela é classificada como hostil e derrubada.