O Comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, viajará à Itália em abril para uma visita institucional ao Exército italiano. A data, de 18 a 27 de abril, coincide com a celebração anual da “Festa della Liberazione”, que homenageia a libertação de Montese pelos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de o motivo oficial da viagem não ter sido detalhado, a conexão histórica entre os dois países chama a atenção.
A informação consta no Boletim do Exército publicado na última sexta-feira (07/03), que oficializa a autorização do afastamento internacional do general.
Autorizado pelo Ministro da Defesa
A Portaria GM-MD nº 957, de 21 de fevereiro de 2025, assinada pelo ministro da Defesa, permite que o comandante do Exército se afaste do país entre os dias 18 e 27 de abril, para cumprir agenda em Roma, Pistoia e Montese. O texto oficial determina que a viagem é uma missão eventual, de natureza militar, sem mudança de sede e com ônus para o Comando do Exército.

A batalha que uniu Brasil e Itália
Em 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) liderou a “Ofensiva da Primavera”, libertando Montese das mãos dos nazistas. A batalha, uma das mais sangrentas para o Exército brasileiro, resultou em mais de 400 baixas. Segundo a Associação Bell’Italia, a cidade ainda mantém viva a memória dos pracinhas, com monumentos como a Piazza Brasile e o Museu Histórico de Montese, que dedica uma sala inteira à FEB.
Eventos anteriores reforçam laço histórico
O Governo Federal já organizou eventos na Itália para celebrar a participação da FEB. Em 2018, por exemplo, o festival “Tra Amici” levou autoridades brasileiras para solenidades em Montese, Pistoia e Alto Reno Terme. Na ocasião, o então ministro da Defesa, o general Joaquim Silva e Luna destacou que a liberdade e a democracia foram os maiores estímulos para os soldados brasileiros e destacou que “italianos e brasileiros são povos unidos pelo sacrifício supremo da guerra”.
Comitiva do Exército também seguirá para a Itália
No ano passado, o site do Exército também noticiou que uma comitiva de militares e familiares de ex-combatentes embarcou para a Itália a fim de prestar homenagens aos soldados da FEB. Durante a visita, foram colocadas placas e realizadas cerimônias no Monumento Votivo de Pistoia e no Castelo de Montese.
Legado que permanece
Em 2024, o Exército brasileiro celebrou os 80 anos da chegada da FEB à Itália, com homenagens a 40 pracinhas formados pelo CPOR/SP. A placa com seus nomes foi instalada no Castelo de Montese, reforçando o vínculo entre os dois países.