RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Concursos e Cursos

FAB tem vagas abertas para o Curso de Formação de Intendentes para candidatos com nível médio completo: confira todos os detalhes

Objetivo do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) é formar oficiais para a gestão administrativa e logística da FAB.

por Anna Munhoz
12/03/2025
A A

As inscrições para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFO AV/INT/INF) para o ano de 2026 já tem data para começar. Os interessados poderão realizar a candidatura a partir do dia 07 de abril.

A seleção deste ano vai ofertar 50 vagas para jovens que desejam seguir carreira como oficiais na Força Aérea Brasileira. O concurso seleciona candidatos para formação na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo, oferecendo uma formação de excelência nas áreas de aviação, intenção e infantaria.

Uma novidade importante para este ano é que, pela primeira vez, o concurso para Oficiais de Infantaria irá aceitar inscrições de candidatas mulheres. Até o ano passado, apenas homens podiam se candidatar para a função. Com isso, todas as áreas de formação da AFA passam a aceitar pessoas do sexo feminino.

O site oficial da Força Aérea Brasileira já criou a página de instruções para o concurso, mas ainda não publicou o documento. A expectativa é que o edital seja lançado nos próximos dias. Clique aqui para conferir. E se você sonha em fazer carreira na FAB, continue acompanhando o texto para conferir todos os detalhes da seleção.

Requisitos para Inscrição

Para participar do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, os candidatos devem atender aos requisitos:

  • Idade : Ter no mínimo 17 anos e no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Escolaridade : Ter concluído o ensino médio ou equivalente.
  • Sexo : A partir de 2025, a AFA passa a aceitar candidatos de ambos os sexos para todos os curso de formação: Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF).
  • Estado Civil e Dependentes: Candidato não pode possuir filhos ou dependentes.
  • Outros: Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos candidatos do sexo masculino, com as obrigações militares.

Inscrições

Os interessados devem realizar a candidatura entre os dias 07 a 28 de abril de 2025 diretamente pelo site da AFA, neste link. A taxa de inscrição é de R$ 120.

Etapas da Seleção

O processo seletivo é composto por várias fases eliminatórias e classificatórias:

  1. Exame de Escolaridade (Provas Escritas): Avaliação dos conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação.
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU): Verifica as condições de saúde dos candidatos, assegurando que incluam aptos para as atividades militares.
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP): Avalia características de personalidade, aptidões específicas e potencial de desempenho dos candidatos.
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): Consiste em exercícios físicos que medem a resistência e a capacidade física dos candidatos.
  5. Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL): Exclusivo para candidatos ao CFOAV, este teste dispõe de habilidades específicas relacionadas à pilotagem.
  6. Validação Documental: Confirmação e verificação de toda a documentação recorrente dos candidatos.

Curso de Formação

Os candidatos aprovados em todas as etapas ingressam na AFA para um curso de formação com duração de quatro anos, em regime de internato. Durante esse período, os cadetes recebem instrução militar, acadêmica e física, preparando-se para as funções específicas de cada especialidade.

O objetivo do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) é formar oficiais para a gestão administrativa e logística da FAB. Os cadetes estudam disciplinas relacionadas à administração, finanças e logística militar, com capacidade técnica para gerenciar recursos financeiros, materiais e logísticos, garantindo o funcionamento eficiente das unidades da FAB. Ao final do curso, são declarados Aspirantes a Intendente Oficial e obtêm o título de Bacharelado em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

Informações Adicionais

  • Benefícios Durante o Curso: Os cadetes recebem alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, além de um salário mensal.
  • Carreira Militar: Após a formatura, os Aspirantes a Oficial são promovidos ao posto de Segundo-Tenente e podem ser designados para servir em unidades da FAB em todo o território nacional.

 

 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.