RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Defesa Nacional

General Costa Neves, Comandante da Amazônia, sobre colegas generais presos: ‘Exército é apartidário e comprometido com o bem-estar do povo’

Em entrevista, Comandante do CMA fala sobre reforço militar, mas desvia de perguntas sobre atuação de militares em suposto atos antidemocráticos.

por Sérvulo Pimentel
15/03/2025
A A

Em entrevista ao programa Manhã de Notícias, da TV Tiradentes de Manaus, o General Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia falou sobre a operação do Exército na fronteira com a Venezuela e recebeu perguntas sobre os generais presos e reforçou o discurso de que o Exército é uma “instituição de Estado, apartidária, comprometida com a democracia, a soberania nacional e o bem-estar do povo”.

O general revelou que o Exército multiplicou por três sua capacidade operacional na fronteira com a Venezuela, especialmente após o exercício militar venezuelano que adentrou alguns metros em Pacaraima (RR) em janeiro de 2025. Segundo publicado aqui na Revista Sociedade Militar, Costa Neves minimizou o episódio, mas destacou o reforço das tropas:

“A Venezuela fez esse exercício, aliás, é um exercício que eles fazem com uma certa regularidade, e estivemos com nossas tropas prontas como sempre estão. Ali mesmo em Pacaraima, nós temos um Pelotão Especial de Fronteira. Tinha ali um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e nós transformamos num Regimento. Era como se nós multiplicássemos por 3 nossa capacidade (…) Nossa tropa está muito bem preparada, muito bem capacitada. Nós temos radares, material de guerra eletrônica, nós estamos muito bem equipados para garantir a soberania do país”.

Exército triplica força na fronteira com a Venezuela, mas comandante silencia sobre generais presos.
Enquanto portais destacam aumento da capacidade bélica, Comandante do CMA evita falar sobre militares presos no 8 de janeiro. (Foto: Dialogo-Americas.com)

Perguntas sobre os generais presos

Em determinado momento da entrevista o apresentador questionou o general sobre o papel do Exército na defesa da democracia, especialmente após o 8 de janeiro. O apresentador perguntou:

“Recentemente, o Exército brasileiro foi o garantidor da democracia brasileira, foi o avalista da democracia brasileira, resistiu às tentativas de golpe… o senhor é membro do Alto Comando do Exército, o senhor senta naquela mesa ali com 16 generais e decidem ali… esse tema certamente chegou ali no Alto Comando do Exército… Como é que o senhor vê – evidentemente são casos isolados, né, são pessoas ali pontuais que participaram dessa tentativa de golpe – inclusive temos generais presos: um de Exército e um de Brigada – o senhor poderia falar sobre esse assunto? É um assunto que incomoda o Exército?”

Costa Neves respondeu:

“O Exército é uma instituição, como previsto pelo artigo 142 da Constituição, é uma instituição permanente, é uma instituição de Estado. O Exército é por definição uma instituição apartidária. Nós trabalhamos para a nossa nação. O nosso compromisso é com a democracia, é com o bem-estar do nosso povo, é com a soberania da nossa nação. São essas as balizas que dão os parâmetros para nós atuarmos.”

O apresentador insistiu no tema buscando esclarecer se o episódio de 8 de janeiro teria fortalecido o papel do Exército como defensor da democracia:

“O senhor acha que esse episódio fortaleceu o Exército brasileiro, fato de o Exército não ter aderido a um golpe, isso fortaleceu o papel do Exército de defender a democracia?”

O General respondeu:

“Como sempre o Exército brasileiro se mostrou favorável à democracia, favorável à nação brasileira e sempre trabalha para isso. Dessa forma é que nós pensamos estar no caminho certo na defesa da nossa democracia, na defesa da nossa soberania, na defesa do nosso povo.”

A tentativa do entrevistador de obter um posicionamento mais claro sobre o envolvimento de generais em atos antidemocráticos esbarrou na postura institucional de Costa Neves, que preferiu reafirmar os valores constitucionais da instituição.

“Dessa forma é que nós pensamos estar no caminho certo na defesa da nossa democracia, na defesa da nossa soberania, na defesa do nosso povo”, concluiu o Comandante Militar da Amazônia, sem mencionar diretamente os generais presos ou as investigações em curso.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.