A força terrestre emitiu comunicado oficial orientando militares sobre chamadas telefônicas e mensagens por SMS: “Desconfie de chamadas telefônicas, mensagens SMS ou de outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, vindas de supostos militares ou demais servidores públicos, tratando de imposto de renda, contracheque, Fundo de Saúde”
O Exército Brasileiro lançou a campanha “A escalada dos golpes digitais: proteja-se no mundo conectado”, e explicou também sobre os riscos de se abrir documentos encaminhados pela internet. O comando da força terrestre recomendou expressamente que os militares que se sentirem desconfiados procurem rapidamente uma seção de veteranos e pensionistas e deixou bem claro que NÃO DEVE ser feito nenhum pagamento por PIX ou transferência bancária para pessoas que se apresentam como militares das Forças Armadas.
Veja abaixo o comunicado completo, que deixa evidente que os militares estão entre as vítimas de ataques e tentativas de fraude perpetradas pela internet e telefonemas.
Trecho do comunicado do Exército sobre crimes cibernéticos com foco em militares veteranos
“Desconfie de ligações inesperadas, principalmente aquelas que informam sobre vantagens ou problemas financeiros e descontos indevidos. Nunca abra arquivos de remetentes desconhecidos, especialmente se forem enviados por aplicativos de mensagens. Verifique a veracidade das informações, entrando em contato diretamente com a instituição mencionada para confirmar a informação. Não forneça dados pessoais, como senhas, números de documentos ou informações bancárias por telefone ou mensagem. Mantenha seus dispositivos seguros utilizando antivírus e mantenha seus softwares atualizados.
Por fim, não faça nenhum pagamento, transferência ou Pix para pessoa dizendo pertencer ao Exército Brasileiro ou a qualquer uma de nossas organizações militares. Não existe qualquer tipo de cobrança para solução de problemas administrativos. Desconfie… Divulgue este alerta para seus familiares e amigos em todos os seus grupos!””
Fonte: Campanha Cibernética do Centro de Comunicação Social do Exército
Revista Sociedade Militar