Boa Vista (RR) – No dia 6 de março, o Comando Conjunto Catrimani II realizou uma operação para desarticular estruturas do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Militares do Exército foram transportados por um helicóptero H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), e desembarcaram em áreas estratégicas para localizar equipamentos usados pelos garimpeiros. Durante a ação, foram identificadas e destruídas dragas utilizadas na extração ilegal de minérios. A informação foi divulgada por eb.mil.br.
Além da destruição das dragas, os militares apreenderam um motor, uma antena de internet via satélite, uma bateria de caminhão, um painel solar e equipamentos de mergulho, itens fundamentais para a atividade ilegal. O vasculhamento também identificou trilhas clandestinas utilizadas pelos garimpeiros para acessar a área. A operação foi realizada em coordenação com a Casa de Governo, reforçando a repressão ao crime ambiental na região.
A Operação Catrimani II é uma missão temporária das Forças Armadas em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami. Sua continuidade está respaldada pela Portaria GM-MD N° 5.831, de dezembro de 2024, que estendeu a atuação iniciada em março do mesmo ano. O objetivo é combater a exploração ilegal de recursos e proteger a população indígena da degradação ambiental e social provocada pelo garimpo clandestino.