Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro resultou na apreensão de cerca de 12 mil quilos de material explosivo na BR-070, em Poconé (MT), a 104 km de Cuiabá. A ação foi realizada nesta segunda-feira (21), durante uma fiscalização de rotina a um caminhão que seguia em direção ao município de Cáceres.
Durante a abordagem, os agentes identificaram diversas irregularidades no transporte da carga, que incluía:
-
9.000 kg de emulsão explosiva
-
3.000 kg de emulsão encartuchada
-
500 metros de cordel detonante
-
Estopins e espoletas
O material era transportado sem as autorizações exigidas e sem atender aos critérios de segurança previstos pela legislação brasileira.
Carga representava risco elevado e poderia causar acidentes com consequências graves em área de tráfego intenso, segundo autoridades
A movimentação de explosivos é rigorosamente controlada no Brasil e requer autorização do Exército e de órgãos reguladores civis. De acordo com a PRF, a negligência no cumprimento dessas normas representa uma grave ameaça à segurança pública, especialmente em vias movimentadas como a BR-070.
A informação foi divulgada por vozmt, que destacou ainda que as empresas responsáveis foram autuadas e os explosivos apreendidos. Um procedimento administrativo foi instaurado para investigar o caso e apurar as responsabilidades. Ainda não há definição oficial sobre a destinação final do material, que poderá ser destruído ou regularizado após análise técnica.