As portarias de demissão de oficiais são os documentos mais penosos e infelizes para ser assinador por oficiais generais da Força Aérea Brasileira. Normalmente os jovens que ingressam na carreira militar o fazem por vocação, que é atestada e testada durante os longos anos na academia militar. Cada assinatura que autoriza a demissão do serviço ativo reforça que a FAB pode ter falhado em algum momento, permitindo que o sonho de muitos jovens, homens e mulheres, de seguir carreira militar durante toda a idade produtiva, fosse abandonado.
A incerteza sobre a carreira militar
A maior parte dos militares ouvidos pela revista que o desestimulo vem das modificações recentes e das propostas em curso já apresentadas à Câmara dos Deputados. Alguns mencionam o salário, que é considerado baixíssimo. Um piloto no posto de capitão pode receber em torno de 11 mil reais líquidos, que é um salário equivalente ao que recebe um sargento em algumas polícias militares de vários estados do país.
Nem todos revelam os motivos das solicitações de demissão. Mas, aqueles que se predispõem a falar alegam que a incerteza sobre a carreira também influi muito na decisão. Atualmente, por exemplo, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que aumenta para 55 anos a idade mínima para a transferência para a reserva remunerada. “Eles decidem e mudam as regras do jogo a qualquer momento”, diz um militar ouvido.
A lista dessa semana de oficiais que foram autorizados a ser demitidos da Força Aérea Brasileira inclui pilotos jovens, pilotos experientes e até uma oficial superior, uma major que atuava como piloto do helicóptero H36 Caracal, uma das mulheres pioneiras na aviação brasileira, com mais de 18 anos de militar e que atuou em missões importantes, como o apoio às vítimas do desastre em Brumadinho.
Quantitativo de demissões de oficiais
Nesse início de semana, parte dessa grande debandada de oficiais de alto gabarito, a Força Aérea Brasileira incluiu na listagem de demissionários 3 capitães, 2 primeiro tenentes e 1 major
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar