RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

EUA, Coreia do Sul e Japão concluem exercícios navais conjuntos em meio à ameaça nuclear da Coreia do Norte

Exercícios foram realizados com sucesso em águas internacionais na costa leste coreana

por Rafael Cavacchini
25/04/2023
A A

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão concluíram com sucesso os exercícios navais conjuntos na Península Coreana, realizados no início deste mês. A manobra, considerada uma resposta ao míssil disparado pela Coreia do Norte sobre o Japão, incluiu até mesmo um porta-aviões USS Nimitz, com mais de 6.000 marinheiros a bordo. 

Grupos de ataque com o USS Kitty Hawk, o USS Nimitz (ao centro) e USS John C. Stennis durante o exercício Valiant Shield em 14 de agosto passado no Pacífico. Foto: USAF

“Este exercício antissubmarino foi preparado para melhorar as capacidades de resposta da Coreia do Sul, dos EUA e do Japão contra as crescentes ameaças subaquáticas da Coreia do Norte e mísseis balísticos lançados por submarinos”, afirmou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul em comunicado.

O regime de Kim Jong Un prometeu uma resposta sem precedentes. Segundo o Japan Times, a Coreia do Norte teria alertado que os EUA e seus “estados aliados fantoches” estavam “se aproximando de um grave perigo” com os exercícios. O presidente do país ainda teria dito que seu arsenal nuclear estava pronto para ser usado a qualquer momento para deter os “movimentos imprudentes dos maníacos da guerra”.

Novas ameaças norte-coreanas

Kim Jong Un também falou das novas armas projetadas para realizar ataques nucleares nos EUA. O novo armamento incluiria um drone subaquático que teria sido testado no mês passado e que, segundo o presidente norte-coreano, poderia causar um “tsunami radioativo”. Essa afirmação já foi questionada por militares especialistas da Coreia do Sul.

“Eles devem pensar duas vezes para realmente evitar uma catástrofe infeliz e devem estar cientes de que terão que pagar caro por seus atos imprudentes”, disse a agência oficial de notícias central norte-coreana em um comentário no domingo.

Kim Jong Un senta-se em uma estação de trabalho Exibição de Armas e Equipamentos do Exército Norte-Coreano. Foto: Rodong Sinmu

No final de março, Kim Jong Un visitou uma instalação encarregada de fabricar ogivas nucleares. Durante a inspeção, o ditador norte-coreano destacou que ele não tem intenção de abandonar seu arsenal atômico.

Revista Sociedade Militar – Veja mais em GEOPOLÍTICA

Exercícios aumentariam as tensões na península

A irmã do líder coreano, Kim Yo Jong, também falou sobre os exercícios. Ecoando a já conhecida retórica norte-coreana, ela ameaçou transformar o Oceano Pacífico em “um campo de tiro” se os exercícios conjuntos não fossem interrompidos.

A China, a maior aliada da Coreia do norte, também não gostou da manobra, declarando que os exercícios conjuntos só aumentam as tensões na península coreana.

“As partes relevantes devem criar condições favoráveis ​​para a retomada do diálogo”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, a repórteres em uma coletiva de imprensa em Pequim.

Revista Sociedade Militar – Veja mais em GEOPOLÍTICA

 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Exército sofre bombardeio de críticas por usar soldados como “pilastras” para equitação de oficiais 14/05/2025
  • Direitos do vigilante: gravidez, faltas, INSS, transferência e férias; veja o que diz a lei e entenda seus benefícios 14/05/2025
  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.