Os concursos militares estão se tornando muito populares, pelo menos nos últimos quatro anos é possível notar um aumento nas buscas para essas carreiras. Entretanto, é comum encontrar muitos candidatos despreparados que entram em cursos preparatórios com pouca ou nenhuma informação.
Por isso, separamos as principais diferenças entre as carreiras e Escolas de Formação mais populares das Forças Armadas, a fim de facilitar a sua escolha e te oferecer um norte, acompanhe:
No geral, as carreiras de sargento são inicialmente mais atrativas por oferecerem um menor tempo de formação, contudo, mesmo que para se tornar-se oficial demande um tempo mais longo, a formação é mais complexa, o que faz com que a remuneração e os benefícios também sejam maiores. Com isso, cabe a você analisar as suas necessidades atuais e projetar o seu futuro para decidir, afinal, a melhor escolha é aquela que transforma a sua vida!
Além disso, os oficiais são promovidos aos maiores postos e num tempo menor e ao contrário do que muitos dizem, ambos, oficiais ou sargentos, podem atuar em áreas operacionais ou administrativas. Existem também, competições que apenas as escolas de oficiais participam como a NAVAMAER.
As principais Escolas de Formação de oficiais são:
Exército: Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) que exige ensino superior e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ESPCEx) de nível médio.
Aeronáutica: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) que oferece vaga para jovens de 14 a 18 anos e a Academia da Força Aérea (AFA) que necessita de ensino médio.
Marinha: Colégio Naval (CN), localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e a Escola Naval (EN).
As principais Escolas de Formação de sargentos são:
Exército: Escola de Sargento das Armas (ESA), conta com dois anos de formação e oferece a possibilidade de subir ao posto de capitão, após alguns anos de serviço.
Aeronáutica: Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr).
Marinha: Escola de Aprendizes de Marinheiros (EAM).
Revista Sociedade Militar