Segundo o Noticiário do Exército, alunos do Curso de Cavalaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) tiveram a oportunidade de treinar ao lado dos Cadetes do 2º ano do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Rio de Janeiro.

Este encontro, descrito como uma experiência valiosa de cooperação e aprendizado mútuo, permitiu aos futuros Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático.
As atividades, que ocorreram nos dias 18 e 19 de julho, envolveram oficinas práticas com armamentos específicos do Pelotão de Cavalaria Mecanizada.
Durante essas sessões, os alunos, de acordo com o Noticiário do Exército, tiveram a oportunidade de manusear e aprender sobre a operação de diversos armamentos, incluindo a Metralhadora Mag, a Metralhadora .50 no reparo automatizado REMAX do veículo Guarani, o Canhão 90mm do VBR Cascavel e o Morteiro 81 mm.

No segundo dia do Programa de Cooperação de Instrução (PCI), os alunos do CPOR/SP participaram das atividades matinais com os cadetes, incluindo o Treinamento Físico Militar (TFM), e realizaram uma visita guiada às instalações da Academia, que incluiu a Biblioteca Acadêmica.
O Noticiário do Exército destaca que este programa permitiu que os futuros Aspirantes a Oficial aplicassem os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina Combate e Serviço Campanha II, além de outros conhecimentos relevantes para um oficial de Cavalaria, em um ambiente prático e colaborativo com os cadetes.