Em resposta à ordem do Comandante, general de Exército Tomás Miné, o Exército Brasileiro intensifica em várias frentes a luta contra narrativas desfavoráveis, priorizando o desenvolvimento da comunicação estratégica. A força, sob a direção do General Tomás, tem se empenhado em aprimorar sua comunicação e combater narrativas adversas.
Os setores de comunicação social do Exército foram significativamente impulsionados inicialmente por iniciativas implementadas durante a gestão do ex-comandante, General de Exército Villas Bôas. Desde então, o crescimento pode ser qualificado como exponencial, se beneficiando também do ambiente político bastante agitado dos últimos anos.
Em um contexto político polarizado, uma parcela considerável da população começou a ver nas Forças Armadas uma potencial influência política, fazendo do Exército um dos órgãos governamentais com mais seguidores nas redes sociais. No entanto, diante das expectativas não atendidas de uma parte significativa da sociedade, devido ao compromisso das forças em respeitar os limites impostos pela CF88, o Exército Brasileiro, assim como a Marinha e a Aeronáutica, hoje enfrenta desafios consideráveis nas redes sociais.
Os chamados “haters” têm dominado os debates online, inundando os comentários dos perfis oficiais com críticas e ofensas direcionadas aos militares. Os espaços são “capturados” pelos detratores e as discussões muito frequentemente se polarizam em torno de questões políticas, relegando o conteúdo principal das postagens a um plano secundário.
Uma das primeiras ações do atual comandante do Exército, General Tomás Miné, foi determinar a implementação de uma estratégia de comunicação focada em neutralizar as narrativas desfavoráveis à força. Conforme a “Diretriz do Comandante do Exército Brasileiro 2023-2026”, o objetivo é “… a implantação da Comunicação Estratégica, visando alinhar, integrar e sincronizar o discurso no âmbito do EB, maximizando os esforços e resultados de ações que contribuam para alcançar os Objetivos Estratégicos do Exército (OEE) e contrapor-se a narrativas desfavoráveis à Força.“
Evento ocorrido em São Paulo com foco na Comunicação Estratégica é parte do cumprimento das determinações do Comandante do Exército.

Texto publicado pelo Exército Brasileiro
São Paulo (SP) – Com o objetivo de estimular o debate de temas relevantes não apenas para o meio militar, mas também para os demais setores da sociedade, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) promoveu o “I Simpósio de Comunicação Estratégica do CMSE – Desafios e Tendências” no dia 27 de setembro, no Quartel-General do CMSE.
Na abertura do evento, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, destacou a importância da comunicação. “Todos nós lidamos com comunicação todos os dias. Tudo gira em torno da comunicação. Tudo é a maneira como as instituições se colocam perante a sociedade”, afirmou.
Em seguida, a professora e pesquisadora Margarida Maria Krohling Kunsch, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ministrou a palestra “Comunicação Estratégica: concepções e aplicações”.
A docente e autora de livros destacou que a área de comunicação das empresas e instituições não pode ser lembrada somente para gerenciar crises. “A comunicação não pode ser feita apenas por um setor. O departamento de comunicação articula as informações, mas todos têm que assimilá-las. É um trabalho articulado, integrado entre as áreas. Para a comunicação ser estratégica, ela tem que participar da tomada de decisões”, ressaltou.
Antonio Carlos Pereira, antigo diretor do jornal O Estado de S.Paulo, também contribuiu para o debate, lendo artigos e matérias publicados em jornais e fazendo considerações sobre os textos.
Na sequência, o advogado Bruno Schweter, diretor jurídico, compliance e governança corporativa da Airbus, abordou o tema “Comunicação efetiva no mundo empresarial: impactos na governança corporativa e no programa de compliance”.
Segundo o palestrante, uma comunicação efetiva depende de uma linguagem realista, precisa e visual, e deve atingir a todos.
O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, ainda falou sobre a Comunicação Estratégica no Exército Brasileiro e, ao final, os participantes fizeram perguntas.
O evento foi promovido pelo Comando Militar do Sudeste // https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/U3X7kX8FkEXD/content/id/16651839