Muitos têm o sonho de ser militar, mas sem dúvida um dos maiores obstáculos é o concurso bastante difícil e concorrido.
Porém, dadas as necessidades específicas das Forças Armadas, os princípios de oportunidade e conveniência da Administração, existe a possibilidade de acesso à carreira sem que os interessados tenham que se submeter a um concurso nos moldes tradicionais, desde que os requisitos das Forças sejam preenchidos.
O Comando da Aeronáutica iniciará o processo seletivo para Convocação e Incorporação de Profissionais de Nível Médio, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2024 (QSCon 2024).
O processo seletivo destina-se a selecionar, convocar e incorporar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que sejam voluntários à prestação do Serviço Militar em caráter Temporário, que tenham concluído o Ensino de Nível Médio, que preencham os Requisitos Específicos exigidos no “Anexo E” do Aviso de Convocação (AVICON) para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas neste AVICON.
ETAPAS E INSCRIÇÃO
O processo de seleção QSCon 2024 se subdivide nas etapas abaixo:
- Entrega de Documentos (ED);
- Validação Documental (VD);
- Avaliação Curricular (AC);
- Concentração Inicial (CI);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
- Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF).
Os candidatos aprovados na seleção acima farão parte do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados.
As Inscrições Eletrônicas QUE SÃO GRATUITAS ocorrerão entre 10:00h do dia 16/10/2023 e 23:59h do dia 14/11/2023.
Os voluntários deverão dar especial atenção aos Documentos necessários à comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na Validação Documental e Avaliação Curricular.
ESPECIALIDADES
Serão distribuídas vagas de nível técnico nas seguintes áreas de interesse do COMAER, conforme previsto no Aviso de Convocação (AVICON).
- Técnico em Administração
- Contabilidade
- Técnico em Eletroeletrônica
- Eletrotécnica ou Mecatrônica ou Eletromecânica
- Eletromecânica
- Informática
- Design Gráfico
- Logística
- Radiologia
- Laboratório (ou Análises Clínicas); entre outras
SITUAÇÃO APÓS A INCORPORAÇÃO
Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.
Ao serem incorporados, os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do COMAER, bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do QSCon.
O EAP terá duração total de 12 (doze) meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases:
a) 1ª fase, com duração prevista de 54 (cinquenta e quatro) dias corridos, será realizada em uma das OM constantes no Anexo C, ou em outras designadas pelo COMAER. ]
b) 2ª fase visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação; e
c) 3ª fase visa ao aprimoramento profissional.
Mais detalhes no site https://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/candidato/detalhe_convocacao.php
Texto de JB Reis