RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias e Atualidades

Com tecnologia optoeletrônica e Mach 12, Irã apresenta poderoso míssil Qasem Basir e alerta EUA: ‘Bases serão alvos se guerra nos for imposta’

Míssil Qasem Basir atinge Mach 12 e funciona sem GPS; defesa de Israel falhou em interceptar teste.

por Sérvulo Pimentel
09/05/2025
A A

Em meio a crescentes tensões no Oriente Médio, o Irã revelou ontem seu mais recente míssil balístico, o Qasem Basir, desenvolvido para resistir a sistemas de interceptação. Durante o anúncio, o Ministro da Defesa iraniano, General Aziz Nasirzadeh, fez uma ameaça direta: “Não temos animosidade em relação aos estados vizinhos, mas as bases americanas são nossos alvos se a guerra nos for imposta”, segundo reportou o Theran Times.

Tecnologia avançada para driblar defesas

O Qasem Basir é uma versão aprimorada do míssil Haj Qasem, com alcance de até 1.400 quilômetros e novos sistemas de orientação que o tornariam praticamente indetectável. De acordo com o Militarnyi, “a versão atualizada, chamada Qasem Basir, além do sistema inercial com correção de sinal de satélite, também recebeu um cabeçote de homing optoeletrônico”.

Nasirzadeh destacou a precisão e resiliência do míssil durante entrevista televisionada: “Este míssil é imune à guerra eletrônica, não depende de GPS e pode identificar alvos específicos entre iscas com precisão milimétrica, desviando menos de um metro nos testes finais”, reportou o Theran Times.

O míssil Qasem Basir, equipado com tecnologia optoeletrônica, foi testado contra um alvo a 1.200 km. Na imagem, o lançamento do míssil balístico iraniano em 17 de abril de 2025. (Foto: Ministério da Defesa iraniano).

O míssil incorpora diversas características de última geração: corpo leve de fibra de carbono que reduz sua visibilidade ao radar, capacidade de atingir velocidades hipersônicas de até Mach 12, propulsão a combustível sólido que permite prontidão para lançamento em minutos, e sistemas de orientação óptica e infravermelha que dispensam o GPS.

Tais características, segundo especialistas militares, tornam o Qasem Basir parte central da estratégia iraniana de guerra assimétrica, priorizando armas de alta precisão e baixo custo para neutralizar as vantagens tecnológicas de adversários como Israel e Estados Unidos.

Míssil já testado com sucesso

O Ministro da Defesa iraniano afirmou que durante os testes realizados em 17 de abril, “o míssil detectou o alvo com precisão e o atingiu a uma distância de mais de 1.200 quilômetros”, conforme divulgado pelo Militarnyi.

Especialistas apontam que o desenvolvimento deste novo armamento ocorre logo após um míssil iraniano ter conseguido atingir as proximidades do Aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv, driblando os sistemas de defesa israelenses.

Resposta às ameaças americanas e israelenses

A revelação do Qasem Basir surge em um momento de elevada tensão diplomática. O Theran Times relata que o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, recentemente ameaçou o Irã nas redes sociais: “Vemos seu apoio letal aos Houthis. Vocês pagarão as consequências no momento e local que escolhermos.”

Nasirzadeh condenou o que chamou de postura “hipócrita” de Washington, observando que “autoridades americanas alegam que buscam o diálogo enquanto simultaneamente ameaçam com ações militares”.

Tecnologia que desafia os sistemas ocidentais

O novo míssil foi projetado especificamente para escapar de sistemas avançados de defesa antimísseis, como os americanos THAAD e Patriot, além dos sistemas israelenses.

“O sistema de mísseis Qasem Basir integrou tecnologias avançadas para combater defesas modernas, priorizando evasão e ataques rápidos”, reporta o Theran Times. Seus sistemas de orientação infravermelho e óptica permitem mira precisa sem depender de GPS.

Demonstração de força após ataques anteriores

Durante a entrevista, o general iraniano fez referência às operações True Promise I e True Promise II — ataques de mísseis e drones em larga escala contra instalações militares israelenses em abril e outubro de 2024.

“As lições das Operações True Promise guiaram o desenvolvimento de Qasem Basir”, afirmou Nasirzadeh ao Theran Times. “Fortalecemos os pontos fracos e expandimos nossas cidades subterrâneas de mísseis para garantir a prontidão.”

O Militarnyi destaca que o Irã também estaria desenvolvendo “um novo míssil balístico carregando uma ogiva nuclear com um alcance de 3.000 km baseado em projetos da República Popular da Coreia do Norte”, algo que aumenta ainda mais as preocupações na região.

Abaixo, teste do míssil balístico Qasem Basir [17 de abril de 2025]

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Com tecnologia optoeletrônica e Mach 12, Irã apresenta poderoso míssil Qasem Basir e alerta EUA: ‘Bases serão alvos se guerra nos for imposta’ 09/05/2025
  • F-15I Ra’am: a arma preferida de Israel para aniquilar alvos, supera o F-35 em poder de fogo e alcance extremo, com bombas de 900 kg que penetram bunkers e autonomia para atingir o Irã, o caça prova por que continua indispensável 09/05/2025
  • Plano secreto de Israel para Gaza vaza e acende alerta global: Conquista total, expulsão em massa da população e fim dos reféns 09/05/2025
  • Estados Unidos pressionam para rotular PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e enviá-los à prisão brutal de El Salvador — mas governo Lula reage e descarta seguir plano internacional 09/05/2025
  • Feito sem precedentes: Ucrânia pode ter batido recorde mundial ao neutralizar 11 mísseis russos com NASAMS em menos de dois minutos, redefinindo os padrões da defesa aérea moderna 09/05/2025
  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.