
Com uma frota de mais de duas mil aeronaves, o Brasil se destaca no cenário global como um dos países com o maior número de helicópteros. Este é o principal motivo da Força Aérea Brasileira ter criado o HELICONTROL, um sistema pioneiro de controle de tráfego aéreo que aumenta a segurança e fluidez das operações, com especial ênfase na agitada cidade de São Paulo.
O HELICONTROL, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da FAB, é um sistema único em todo o mundo, projetado para garantir uma convivência segura entre aviões e helicópteros durante a aproximação ao Aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país.
A cidade de São Paulo, por si só, registra uma média diária de 2.200 pousos e decolagens. Diante deste cenário desafiador, o HELICONTROL se apresenta como uma solução inovadora para gerenciar e controlar este intenso tráfego aéreo.
Inaugurado em 2004, o sistema opera na Torre de Controle de Congonhas e tem como pilares fundamentais a fluidez e a segurança. Seu objetivo principal é assegurar uma “convivência harmônica” entre helicópteros e aeronaves de asas fixas, otimizando o tráfego aéreo e prevenindo acidentes. Com o HELICONTROL, o Brasil reafirma seu compromisso com a inovação e a segurança no espaço aéreo.
A informação de que o Brasil tem uma das maiores frotas de helicópteros do mundo é da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Fonte: FAB