Onyx apresenta requerimento para convocar Lula para depor na CPI.
Onyx apresenta requerimento para convocar Lula.
A reunião da CPI da Petrobras tomou o depoimento de Paulo Roberto Costa. O ex-diretor da Petrobras, indicado em 2004 pelo ex-deputado José Janene e aceito pelo então ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu. Paulo Roberto ficou na diretoria até o ano de 2012.
DINHEIRO DO ESQUEMA NA CAMPANHA DE DILMA.
Questionado pelo deputado Onyx Lorenzoni sobre dinheiro para a campanha de Dilma em 2010, Costa afirmou que lhe foi solicitada a quantia de 2 milhões de dólares para a campanha da petista ao governo. O pedido foi feito pelo doleiro Alberto Yousseff, que recebeu a incumbência do ex-ministro Antonio Palocci. Costa afirmou que autorizou que fosse retirada da “cota”. Portanto, dinheiro do esquema irrigou a campanha petista.
“UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA LULA SE EXPLICAR”
Paulo Roberto Costa atribuiu a existência e o funcionamento do esquema de desvios aos “maus políticos”. Durante o seu questionamento, Onyx lembrou ao depoente que “Quem manda fazer obras não é ninguém aqui do Congresso. A autorização vem do Palácio do Planalto”.
O deputado também lembrou de alguns fatos diretamente ligados a atuação do ex-presidente Lula. Onyx lembrou que Lula em 2009 mandou fazer a Refinaria Abreu e Lima, duas refinarias premium no Maranhão e mais uma no Paraná.
Lembrando que devido à gestão desastrosa da empresa e os desvios, a Petrobras vale hoje um quarto do que valia em 2009, Onyx apresentou requerimento para convocar o ex-presidente a dar explicações à CPI. “Enquanto era presidente, havia uma proteção. Hoje é um cidadão comum e deve vir aqui explicar que vantagens ele obteve pessoalmente, direta ou indiretamente. Se não tem nada a esconder, é uma ótima oportunidade para justificar seus atos”. Para Onyx, Lula é traficante de influência, restando saber se atuava ainda enquanto era presidente, ou após deixar o cargo.
” Chega de tráfico de influência”, diz o deputado do DEM.