O grupo naval francês Jeanne D’Arc chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira,16 de abril, para dar continuidade à Operação Jeanne D’Arc 2024. A missão, que se estende até data não informada, tem como objetivo principal adestrar futuros oficiais da Marinha francesa através de exercícios militares conjuntos com a Marinha do Brasil.

Fortalecendo laços militares
A operação visa aprimorar a interoperabilidade entre as Forças Armadas dos dois países, além de promover o desenvolvimento de técnicas de trabalho em conjunto. Essa ação reforça a parceria estratégica militar e naval entre França e Brasil, firmada em 2008.
Missão mobiliza 800 militares
Cerca de 800 militares franceses participam da missão, que inclui uma rota marítima desde o Mediterrâneo até o Oceano Atlântico, passando pela América do Sul, Oceano Pacífico, América Latina e Caribe.
Navios de última geração
A frota Jeanne D’Arc é composta pelo porta-helicópteros anfíbio (PHA) Tonnerre e pela fragata Lafayette (FLF). Com quase 200 metros de comprimento, o PHA Tonnerre pode abrigar 16 helicópteros de combate e 220 marinheiros, sendo peça fundamental em operações marítimas.
Já a fragata FLF, projetada para proteger os interesses franceses em áreas marítimas, auxilia na resolução de crimes e pode ser utilizada em missões de intervenção, proteção do tráfego comercial e operações especiais.
Atividades no Rio
Durante a estadia na cidade, os militares franceses participarão de interações com a Marinha brasileira, visitas a pontos turísticos e eventos culturais.
A Operação Jeanne D’Arc
A missão anual da Marinha francesa visa a formação de seus futuros oficiais através de uma viagem de instrução, onde os alunos colocam em prática seus conhecimentos e vivenciam a rotina do trabalho no mar.
Fonte: O Globo