O Exército Brasileiro conduziu, de 15 a 19 de abril, o 1º Exercício Conjunto de Rádio HF da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). Este exercício envolveu a troca de documentos, gráficos, vídeos e outros arquivos de rotina entre os países membros.

A atividade teve como objetivo avaliar a eficácia da rede de rádio HF da CEA como um meio alternativo de comunicação. A rede é considerada uma opção para situações em que as comunicações convencionais podem não estar disponíveis.
Os participantes do exercício foram divididos em duas zonas geográficas: Norte e Sul. O Brasil foi responsável pela zona Sul, que inclui países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, entre outros, além de Portugal e Espanha. A zona Norte compreendeu países como Canadá, EUA, El Salvador, e outros na América Central e no Caribe.
A organização do exercício foi liderada pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército Brasileiro, com apoio técnico do 7º Centro de Telemática de Área. A Conferência dos Exércitos Americanos, com coordenação atual do México, serve como plataforma para a análise e troca de informações de defesa, buscando aumentar a integração e colaboração entre os exércitos dos países membros.
Fonte: Noticiário do Exército