Desde o início das operações de resgate no Rio Grande do Sul já foram registradas mais de mil horas de voo.
A informação foi divulgada durante a 9ª reunião da Sala de Situação, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta segunda-feira (13).
As ações, sob a coordenação do Comando Militar do Sul, englobam os trabalhos realizados pela Marinha, Exército e Força Aérea.
Até o momento mais de 66 mil pessoas já foram resgatadas, além de oito mil animais domésticos.
Confira o balanço atualizado da situação no Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil do estado:
- 447 municípios afetados;
- 79,5 mil pessoas em abrigos;
- 538 mil desalojados;
- 2,11 milhões de pessoas afetadas;
- 806 feridas;
- 147 mortes;
- 127 desaparecidos;
- 76 mil pessoas resgatadas;
- 10,8 mil animais resgatados.
Fake News
As notícias falsas têm colocado em risco a proteção e o salvamento das pessoas, segundo a fala do General de Brigada Marcelo Zucco. O assunto já havia sido tratado anteriormente, mas voltou à pauta nesta semana.
O general destacou que esse tipo de notícia, fabricada de modo enganoso para viralizar em redes sociais.
“As fakes news acabam atrapalhando porque paramos de fazer o que estamos fazendo para tentar responder a um vídeo montado de forma a tentar enganar a população. Quando botes, viaturas param para abastecer, eles filmam para dizer que os equipamentos estão parados. Isso é desleal, lamentável e atrapalha o trabalho”, sinalizou o general.
O ministro Rui Costa reforçou a fala do general e, em resposta, afirmou que já tomou providências junto ao Governo Federal no combate às fake News.
“Vamos dar sequência ao conjunto de ações individualizando essas pessoas. Não adianta apelo por educação, apelo humanitário, porque esses propagadores não entendem isso. Querem exatamente promover o caos e vão ser responsabilizados por tamanha irresponsabilidade”, afirmou Costa.