
Como parte da estratégia de comunicação social do Exército Brasileiro, foi divulgado um vídeo mostrando o General de Exército Tomás Miguel Miné transitando em alguns locais atingidos pelas grandes enchentes do Rio Grande do Sul.
Em alguns momentos o oficial general aparece sobre um blindado guarani em patrulha com vários militares da força terrestre e em outros aparece com água na altura da canela entrando na residência de um morador atingido pela enchente em Eldorado do Sul.
Algumas imagens no vídeo, embora comuns para a maioria das pessoas, são carregadas de grande significado e transmitem mensagens para os comandados, entre elas o fato do oficial general ser transportado sobre um blindado junto da tropa, carregar a própria mochila e entrar na propriedade de um civil em terreno alagado.
A peça publicitária, divulgada nas mídias sociais do Exército Brasileiro em 13 de maio, aparentemente foi montada para enfatizar que o comando está sensibilizado com a situação vivida pela tropa, com as condições físicas dos soldados e com o chamado moral da tropa, o que é ratificado pelas declarações do general, ao mencionar que militares também tiveram suas casas atingidas pelas enchentes e ainda assim estão trabalhando muito. Em momento anterior Tomás Miguel Miné mencionou que reterminou estudos para que os militares que perderam suas propriedades sejam ajudados financeiramente pelo Exército Brasileiro, conforme publicado em primeira mão pela Revista Sociedade Militar.
“eu fico orgulhoso da minha tropa… você teve que salvar suas coisas, sair da tua casa, foi deslocado pra poder depois botar a farda e estar aqui nesse momento… há mais de 10 dias…”
“O comandante do Exército Brasileiro, general Tomaz, conferiu no terreno o incansável trabalho dos militares…”, ouve-se em outro trecho do vídeo, que mostra o general trafegando pelo terreno alagado.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
https://twitter.com/exercitooficial/status/1790146640113746167