RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

A voz das redes favorece ações da Marinha: reações positivas da sociedade na internet incentivam os militares da força

O apoio da sociedade é o teor da maior parte dos comentários feitos no instagram da Marinah do Brasil, o que reforça a idéia de que as ações da força estão no caminho certo

por Sociedade Militar
23/05/2024
A A

A quantidade de pessoas que tem utilizado campos de comentários das redes sociais das Forças Armadas Brasileiras para críticas relacionadas a política, mesmo em se tratando de postagens com informações sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, é interpretada como reflexo da polarização política dos últimos anos e – obviamente –  de ações de oficiais de alta patente das Forças Armadas que acabaram permitindo, em maior ou menor grau, que as instituições emprestassem seu status para políticos em mandato ou não.

Entretanto, as instituições armadas nos últimos meses tem se mantido cada vez mais fora das discussões relacionadas a siglas partidárias e política em geral e a resposta positiva nas mídias sociais aos poucos parece estar chegando.

Uma análise de sentimentos feita em uma postagem no Instagram oficial da Marinha do Brasil, com data de 22 de maio, que recebeu mais de 2 mil curtidas e 160 comentários, trouxe dados interessantes que podem indicar que a sociedade aos poucos tem se conscientizado da função das Forças Armadas e que passa a considerar as ações humanitárias urgentes mais relevantes do que o ambiênte político polarizado do país. Para realizar a analise de sentimentos a Revista Sociedade Militar utilizou uma IA Premium contratada, com o apoio do plugin Sentiment Analisys.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marinha do Brasil | Brazilian Navy (@marinhaoficial)

Análise de Sentimentos dos Comentários

Percentual de Impressões Positivas, Negativas e Neutras

  • Positivas: Comentários com emojis de palmas, corações e sorrisos, além do texto, foram considerados como positivos.
  • Negativas: Comentários com o emoji de melancia foram considerados negativos.

Após analisar 150 comentários:

  • Reações Positivas: 60%
  • Reações Negativas: 25%
  • Reações Neutras: 15%

Comentários relevantes

Comentários Positivos

  1. adrianaoliveira_007: “Parabéns aos nossos heróis da Marinha do Brasil. Orgulho dos nossos militares.” (38 curtidas)
  2. aline.coelho.assis: “Parabéns, homens e mulheres da Marinha do Brasil! Parabéns, Fuzileiros! Bravo Zulu! 👏🏽” (24 curtidas)
  3. mgrodrigues_fotografia: “Vocês são os anjos 👼 da guarda dos nossos irmãos gaúchos! Parabéns pelo lindo trabalho que estão realizando 👏👏👏👏❤️❤️❤️” (14 curtidas)
  4. djairlando.empreendedor: “Parabéns marinha do Brasil 🇧🇷” (21 curtidas)
  5. sandravieirac: “Lindo de ver 🙌🏾🙌🏾✊🏾✊🏾✊🏾👏🏾👏🏾👏🏾🇧🇷🇧🇷🇧🇷😍” (3 curtidas)
  6. barbieritozzi: “Parabéns, estou acompanhando o trabalho de vocês. Sigam em frente,não há preço que pague,a única coisa que importa é a alegria do dever cumprido com honra.” (10 curtidas)
  7. marcia.soaresdesouza.3: “Parabéns marinha pelo excelente trabalho 👏👏👏👏💚💚🫂” (15 curtidas)
  8. waguinho_bs_: “Louvado seja Deus de Abraão, Isaque e Israel. ❤️🙌 Deus abençoe vocês 🙏🏻 ✨” (10 curtidas)
  9. msuelypolito: “Parabéns @marinhaoficial vocês fazem a diferença nas missões pelo Brasil.🙋🏻‍♀️❤️💙🇧🇷” (9 curtidas)
  10. nelyrodrigues013: “Obrigada @marinhaoficial 👏🙌❤️ Vcs são exemplo 🙌❤️ Obrigada 🙌❤️” (6 curtidas)

Comentários Negativos

  1. marcollima: “Não vi quase nenhum vídeo de quem estava ajudando de verdade sendo editado, com roteiro e tudo. Isso tem cara de propaganda… alguém que quer mostrar o que não é” (17 curtidas)
  2. rogerio_nascimento2807: “@marcollima de fato parece muito artificial.” (3 curtidas)
  3. markusgois: “Uma coisa não posso negar, em relação a propaganda, tá gastando bastante tempo.” (6 curtidas)
  4. edlainedasilvamorro: “parabéns aos homens e mulheres comuns.,e sem preparo q chegou lá no começo e resgatou muito mais! o povo era p ajudar vcs no resgate e ñ ao contrario” (17 curtidas)
  5. lucinhoribeiro013: “Só espero que quando o chicote mudar de mão e o Brasil voltar ao normal que se exija uma cpi das FFA sobre sua negligência e o quanto estão gastando de grana pública com essas propagandas” (26 curtidas)
  6. robsonrjorge: “Que VER-GONHA !!!!!! Vcs esperaram as águas BAIXAR na altura da CANELA pra começar a trabalhar 🤦🤦 PARABÉNS AOS VOLUNTÁRIOS, COMUNIDADE, EMPRESÁRIOS, E BARQUEIROS que fizeram o resgate das vítimas IMEDIATAMENTE após a enchente!!!” (48 curtidas)
  7. fernandatavares.03: “O marketing a todo vapor…🤡” (6 curtidas)
  8. marcao_premios: “MARKETING EM CIMA MARKETING! VERGONHA TOTAL DA MARINHA DO BRASIL!” (4 curtidas)
  9. franciscoamx: “Só fake, vcs só chegaram 15 dias depois, onde não havia mais ninguém para salvar, os que não tiveram chance já haviam sucumbido… Vergonha FFAA” (comentário ocultado pelo Instagram)
  10. vieirademelojose: “E o exército diz não ter verba para o auxílio emergencial DOS PROPRIOS SOLDAD9S😢” (comentário ocultado pelo Instagram)

Visão Majoritária

A análise de sentimentos realizada nos comentários do post do Serviço de Comunicação Social da Marinha do Brasil nessa quarta-feira – 22 de maio de 2024 – revela uma predominância de sentimentos positivos, o que é uam guinada em relação ao que vinha ocorrendo no passado recente. A maioria dos usuários expressa gratidão e orgulho em relação às ações da Marinha do Brasil no Rio Grande do Sul, destacando a dedicação e o esforço dos militares, especialmente do Sargento Azambuja, protagonista do vídeo publicado.

Os comentários positivos de usuários do “X” enfatizam o comprometimento e a eficiência das operações de resgate e ajuda humanitária. Apesar da presença de críticas, estas estão majoritariamente centradas na percepção de propaganda e no timing das ações, sem, contudo, superar o volume de apoio e reconhecimento positivo.

Além disso, foram identificados alguns comentários com conotação política, embora – como colocado acima – em menor quantidade. Essa análise detalhada de engajamento e sentimento permite que a Marinha do Brasil utilize os insights para aprimorar sua comunicação, focando na transparência e nas histórias de impacto positivo.

A humanização da Marinha, usando a figura do Sargento Azambuja, representando o militar brasileiro, o povo fardado, um fuzileiro naval que não age mecanicamente por estar cumprindo ordens, mas que sente orgulho, tristeza e honra, demonstra ser uma estratégia mais eficaz para engajar o público. Esses dados com certeza vão orientar futuras campanhas, destacando a importância das emoções e das narrativas pessoais na construção de uma percepção pública favorável em relação a instituição.

Robson Augusto* – Revista Sociedade Militar
Militar RRm, cientista Social, jornalista, especialista em inteligência e redes sociais

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Exército sofre bombardeio de críticas por usar soldados como “pilastras” para equitação de oficiais 14/05/2025
  • Direitos do vigilante: gravidez, faltas, INSS, transferência e férias; veja o que diz a lei e entenda seus benefícios 14/05/2025
  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.