Dois tripulantes filipinos embarcados em um navio de bandeira japonesa foram resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã dessa quarta-feira, dia 22, por volta das 8h da manhã.
A Evacuação Aeromédica (EVAM) aconteceu cerca de 52 milhas náuticas a leste de Natal, no Rio Grande do Norte. A aeronave decolou de Natal rumo ao ponto de resgate em mar aberto onde os tripulantes estavam.
De acordo com a assessoria de imprensa da FAB, um dos tripulantes apresentava sintomas de epigastralgia hematêmese e o outro de epistaxe, além de rebaixamento de nível de consciência, com sangramento nasal, perda de consciência e pressão alta.
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) utilizou durante a missão uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão.
O helicóptero é conhecido por sua capacidade de adaptação a diferentes cenários operacionais, possuindo um sistema avançado de navegação, comunicação e proteção, capaz, inclusive, de operar nos cenários mais desafiadores.
Já em condições estáveis, os pacientes foram entregues na área operacional da Base Aérea de Natal (BANT), ficando a partir daí aos cuidados da equipe médica do SAMU, mas ainda assim contando com o apoio médico do Esquadrão de Saúde de Natal.
Em seguida foram deslocados de ambulância até o Hospital Memorial de São Francisco, na capital potiguar.