Desde o último domingo (14/07), o Comando Conjunto da Operação Pantanal II está utilizando a aeronave H-60L Black Hawk, que opera próxima à Base de Apoio Logístico Jaguar, localizada no km 110 da Rodovia Transpantaneira, no Mato Grosso.
Essa aeronave permite uma resposta rápida no combate aos incêndios na região.
O H-60L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), é operado pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano.
Conhecido por sua versatilidade, o Black Hawk é capaz de realizar diversas missões, incluindo infiltração e evacuação de tropas, além de busca e salvamento.
Com uma velocidade de até 295 km/h, o Black Hawk possui grande capacidade de carga e pode operar em áreas de difícil acesso.
Na Operação Pantanal II, seu objetivo é fornecer apoio logístico, infiltrando brigadistas nos focos de incêndio e garantindo o salvamento de todos os envolvidos na operação.
MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA, UNEM ESFORÇOS PARA COMBATER OS INCÊNDIOS NO PANTANAL POR UM PERÍODO DE QUATRO MESES
O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado em 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.
Com essa medida, as Forças Armadas, incluindo Marinha, Exército e Aeronáutica, estão unindo esforços para combater os incêndios no Pantanal por um período de quatro meses.

As atividades do Comando Conjunto estão sob a responsabilidade do general de exército Baganha. As ações ocorrem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, utilizando seis helicópteros, dois aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de outros meios de suporte.
A participação dos militares nesta operação é crucial, pois esses profissionais são treinados para atuar continuamente em condições extremas, com a missão de proteger vidas e o bioma pantaneiro.
As informações são da Agência Força Aérea.