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Caixas-pretas, conheça o laboratório de precisão para leitura e análise dos Gravadores de Voo. No sul global, apenas Brasil e Austrália dominam essa técnica

por JB Reis
19/08/2024
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O gravador de voo, comumente chamado de “caixa-preta”, é projetado para resistir a condições extremas

O gravador de voo, comumente chamado de “caixa-preta”, é projetado para resistir a condições extremas

Há mais de meio século, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), desempenha um papel fundamental na área de Segurança de Voo.

O CENIPA é responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e mantém o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) há 18 anos.

O LABDATA é um setor essencial do Centro, incumbido de extrair, obter e analisar os dados das “caixas-pretas”, fornecendo informações cruciais para as investigações de sua competência.

 

No sul global, apenas Brasil e Austrália têm laboratórios de precisão para leitura e análise de “caixas-pretas”

Em consonância com a missão do CENIPA de contribuir para a segurança de voo, o LABDATA atende rigorosos padrões internacionais, garantindo qualidade e precisão em suas análises.

No hemisfério sul, apenas o Brasil e a Austrália possuem laboratórios com capacidade semelhante, conferindo ao CENIPA a tarefa de apoiar investigações de várias nações amigas, especialmente aquelas situadas na América Latina.

Os gravadores de voo, popularmente conhecidos como “caixas-pretas”, são projetados para resistir a condições extremas, suportando quedas, incêndios e submersões de até seis mil metros de profundidade.

Recuperação eletrônica de dados fornece acesso aos sons das cabines de aeronaves acidentadas

Para a extração eficiente de dados, o laboratório utiliza equipamentos de ponta e uma equipe altamente especializada, que realiza análises técnicas com o auxílio de microscópios, animações em Realidade Virtual (3D) e até fornos específicos para a secagem dos componentes eletrônicos.

Na oficina de extração do laboratório, as placas de memória dos gravadores de voo são removidas e os componentes verificados.

Os dados são recuperados eletronicamente, permitindo acesso aos sons da cabine, às comunicações dos pilotos e à leitura de centenas de parâmetros de voo, como altitude, velocidade e trajetória.

Após essa análise, os especialistas trabalham na sala do simulador de voo, utilizando as informações obtidas para criar animações baseadas nos dados recuperados e nas condições de voo anteriores ao acidente.

A Força Aérea, em informativo escrito pelo CENIPA, explica que “o objetivo do LABDATA é fornecer aos investigadores o máximo de informações dos dados obtidos, contribuindo para a excelência dos resultados e o aprimoramento da aviação.”

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