O LHD Trieste, da Marinha Italiana, é um navio multifuncional de 38.000 toneladas e 245 metros de comprimento, sendo o maior da frota italiana. Equipado para operar os F-35B, ele foi projetado para substituir o porta-aviões Cavour. Seu design é inspirado na classe Queen Elizabeth, e conta com um ski-jump para lançamento de aeronaves. O Trieste é capaz de realizar operações anfíbias e aéreas avançadas, além de ser uma das principais embarcações da Marinha Italiana.
Este LHD (Landing Helicopter Dock) foi projetado com o objetivo de oferecer versatilidade em operações anfíbias e aéreas, destacando-se como o maior navio da Marinha Italiana. Sua construção faz parte do programa naval 2014-2015, sendo desenvolvida nos renomados estaleiros da Fincantieri, em Castellammare di Stabia. Com um deslocamento impressionante de 38.000 toneladas e 245 metros de comprimento, o Trieste se inspira no design moderno dos porta-aviões britânicos da classe Queen Elizabeth, ostentando duas ilhas separadas para navegação e controle de operações de voo.
Cerimônia de entrega do LHD Trieste no convés do Navio
Uma plataforma aérea versátil que coloca o Trieste à frente no cenário naval
O Trieste impressiona por suas notáveis capacidades aeronáuticas. Com um convés de voo de 230 metros de comprimento e 36 metros de largura, ele é capaz de acomodar até nove aeronaves em posições estratégicas. Os dois elevadores de aeronaves, com capacidade de levantar até 42 toneladas, garantem um fluxo ágil de operações entre o convés de voo e os hangares. Além disso, o navio conta com um convés alagável, facilitando a mobilização de veículos anfíbios, como o L-CAC, fundamentais para rápidas operações de desembarque realizadas pela OTAN e outras marinhas europeias.
Essa capacidade coloca o Trieste à frente no cenário naval, oferecendo uma plataforma flexível que pode atuar tanto em operações anfíbias quanto em missões aéreas. O diferencial do Trieste em relação ao Cavour é o seu amplo espaço interno. Ele conta com dois conveses adicionais abaixo do convés de voo, com um hangar de 2.300 m², ideal para o estacionamento de veículos, além de um poço alagável de 55 metros, que pode abrigar até quatro LCM-1E ou um LCAC.
Engenharia naval de ponta com sistema de propulsão avançado mais moderno já instalado em um navio de guerra da marinha italiana
A Marinha Italiana não poupou esforços ao investir em tecnologia de última geração para o Trieste. Seu sistema de propulsão avançado é um dos mais modernos já instalados em um navio de guerra. Equipado com hélices de cinco pás de passo variável, o navio possui estabilizadores retráteis e propulsores que proporcionam uma manobrabilidade excepcional, especialmente em espaços confinados. Isso garante uma performance de navegação altamente eficaz em mar aberto e em portos movimentados.
Construção do Trieste envolveu três estaleiros diferentes
A construção do Trieste começou oficialmente em julho de 2017, com a primeira chapa de aço sendo cortada. A quilha foi assentada em fevereiro de 2018, e o lançamento do navio aconteceu em maio de 2019, em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da Itália, Sergio Mattarella. Esses marcos mostram a rapidez e eficiência do projeto naval, que envolveu três estaleiros diferentes da Fincantieri: a estrutura foi montada em Castellammare di Stabia, o acabamento realizado em Muggiano, e a manutenção do casco feita em Palermo.
Trieste pronto para enfrentar os desafios modernos na marinha italiana
O primeiro teste de mar do Trieste ocorreu em agosto de 2021, ao largo da costa de La Spezia. Durante este período, o navio foi submetido a rigorosos testes de desempenho para garantir que todas as suas capacidades operacionais estivessem dentro dos parâmetros exigidos pela Marinha Italiana. Esses testes foram realizados com sucesso, demonstrando que o Trieste está pronto para enfrentar os desafios modernos das operações navais, sejam elas de natureza anfíbia ou aérea.
De acordo com especialistas, a capacidade operacional do F-35B será alcançada após a garantia da plataforma funcionar com a instalação de sistemas dedicados pela Fincantieri, planejada para ser realizada a partir do terceiro trimestre de 2025, e a futura certificação do navio e seus sistemas pelo F-35 Joint Program Office com uma campanha RFO (Ready for Operations) nos EUA, que pode ocorrer a partir de 2027.