RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Exército

Militares norte-coreanos deixam o país pela primeira vez para lutar na Ucrânia e descobrem um mundo muito além da propaganda de Kim Jong-un.

Soldados enviados para apoiar tropas russas vivenciam condições melhores do que as da Coreia do Norte, confrontando a visão propagada por Kim Jong-un.

por Alves
15/11/2024
A A

Pela primeira vez, milhares de soldados norte-coreanos deixaram o isolamento de seu país para se juntar às tropas russas na guerra na Ucrânia. A decisão de Pyongyang reflete o fortalecimento da aliança com Moscou, mas também marca uma ruptura histórica no isolamento que caracteriza o regime de Kim Jong-un. Estimativas de agências de inteligência ocidentais apontam que mais de 10 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para Kursk, na fronteira russa com a Ucrânia.

Durante a jornada, esses militares enfrentam uma realidade diferente da propaganda oficial da Coreia do Norte. Apesar de estarem a caminho de uma zona de guerra, os soldados têm a oportunidade de observar a relativa prosperidade de cidades russas e, possivelmente, experimentar condições de vida melhores, como alimentos mais variados e salários mais altos.

Para muitos, essa será a primeira vez fora das rígidas fronteiras norte-coreanas. “Esses soldados, que em sua maioria vêm de áreas rurais, se depararão com um mundo que desafia a visão de que a Coreia do Norte é uma das nações mais avançadas do planeta”, explica Andrei Lankov, professor russo de relações internacionais na Universidade Kookmin, em Seul.

No entanto, o regime de Pyongyang deve adotar medidas rigorosas para controlar o impacto dessa exposição. De acordo com analistas, os soldados que retornarem ao país passarão por um processo de avaliação e reeducação. “Eles sabem os riscos de expressar críticas, mesmo em círculos privados. A polícia secreta norte-coreana trata qualquer questionamento ao regime como traição”, ressalta Lankov.

Relatos indicam que as autoridades russas tentam limitar o contato dos soldados norte-coreanos com civis locais, evitando que sejam expostos a influências externas. Há indícios de que alguns foram transportados de avião para evitar que vissem as cidades russas durante o trajeto. Apesar disso, é inevitável que muitos percebam a diferença entre as condições da Rússia e da Coreia do Norte.

A experiência vivida por esses militares fora do país pode deixar marcas profundas. “Os capitães de hoje podem se tornar generais no futuro, levando consigo questionamentos sobre o sistema norte-coreano”, avalia Lankov. Ainda assim, ele acredita que as mudanças políticas derivadas desse contato levarão décadas para se materializar, dada a repressão severa que impede manifestações públicas.

Embora o regime norte-coreano adote táticas para minimizar os impactos dessa exposição, a percepção de atraso em relação a outros países tende a persistir entre aqueles que sobreviverem à guerra e retornarem. Essas vivências podem criar um contraste interno que, ao longo do tempo, contribuirá para o aumento de dúvidas sobre a narrativa oficial.

O envio de tropas norte-coreanas à Ucrânia representa mais do que um apoio tático à Rússia. Para Pyongyang, é um movimento estratégico, mas, para os soldados enviados, é uma oportunidade única de observar o mundo além das fronteiras de um dos países mais isolados do planeta.

Com informações de: Noticias.Uol

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Exército sofre bombardeio de críticas por usar soldados como “pilastras” para equitação de oficiais 14/05/2025
  • Direitos do vigilante: gravidez, faltas, INSS, transferência e férias; veja o que diz a lei e entenda seus benefícios 14/05/2025
  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.