RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

Sabotagem no Mar Báltico: navio chinês suspeito de sabotagem contra cabos submarinos vitais; tensões aumentam na Europa

Incidente, descrito como “altamente improvável de ser acidental”, de acordo com especialistas, gerou suspeitas de uma possível operação de sabotagem.

por Rafael Cavacchini
30/11/2024
A A
Navio Chinês Yi Peng 3 é suspeito de sabotagem

Navio Chinês Yi Peng 3: sabotagem ou acidente no Mar Báltico? Foto: Reprodução

Um cenário inusitado, cheirando a sabotagem, chamou atenção no Mar Báltico.

Investigadores europeus acreditam que o navio comercial chinês Yi Peng 3 tenha deliberadamente arrastado sua âncora por aproximadamente 160 quilômetros. De acordo com os investigadores, o objetivo do navio seria cortar cabos submarinos vitais para telecomunicações entre países nórdicos e europeus.

O incidente, descrito como “altamente improvável de ser acidental”, de acordo com especialistas, gerou suspeitas de uma possível operação de sabotagem. A operação teria sido inclusive coordenada pela inteligência russa. O navio partiu do porto russo de Ust-Luga dias antes do ocorrido, o que reforça as teorias de um vínculo entre Moscou e a ação criminosa.

Detalhes da operação: cabos danificados e manobras suspeitas

De acordo com relatos dos investigadores, o Yi Peng 3, com 225 metros de comprimento e 32 metros de largura, cortou dois cabos submarinos. O primeiro conecta Suécia e Lituânia. Já o segundo, liga Alemanha e Finlândia.

Durante o trajeto, o transponder do navio foi desligado, configurando que a embarcação desejava ocultar seus movimentos. De acordo com dados de satélite, a velocidade do navio diminuiu drasticamente enquanto a âncora permanecia arrastando-se pelo fundo do mar. Trata-se de um comportamento difícil de ser atribuído a um acidente, dadas as condições climáticas favoráveis.

Após percorrer 178 quilômetros e cortar o segundo cabo, o navio realizou manobras de zigue-zague, antes de levantar âncora e continuar sua rota.

Resposta europeia à suspeita de sabotagem

O incidente não passou despercebido pelas forças navais europeias. Navios da Marinha dinamarquesa perseguiram e interceptaram o Yi Peng 3, forçando-o a ancorar no Estreito de Kattegat. A tripulação, incluindo um cidadão russo, ainda não foi formalmente interrogada. No entanto, os proprietários do navio estariam cooperando com as autoridades.

Para aprofundar as investigações, um grupo formado por Lituânia, Finlândia e Suécia recebeu a missão de apurar as causas e consequências do rompimento dos cabos no Báltico.

A sabotagem dos cabos trouxe consequências significativas para as comunicações na região. Em 18 de novembro, a operadora sueca Telia Lietuva confirmou danos ao cabo entre Suécia e Lituânia. Ao mesmo tempo a finlandesa Cinia relatou problemas no cabo ligando Helsinque a Rostock, na Alemanha.

Além dos impactos imediatos, o incidente acentuou o clima de tensão entre Europa e Ásia. Oficiais de inteligência ocidentais acreditam que o governo chinês não esteja diretamente envolvido. No entanto, apontam para a possível influência da inteligência russa no evento.


Revista Sociedade Militar

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Saiu edital ANPD! Mais de 1.900 vagas para médio e superior com salários acima de R$ 9 mil 09/05/2025
  • Do circuito à sua garagem: como a Honda transforma tecnologia de corrida em motores indestrutíveis usados por civis, militares e aventureiros extremos 09/05/2025
  • Pesquisador afirma que o Brasil está entre os três maiores exportadores de armas do mundo 09/05/2025
  • Com tecnologia optoeletrônica e Mach 12, Irã apresenta poderoso míssil Qasem Basir e alerta EUA: ‘Bases serão alvos se guerra nos for imposta’ 09/05/2025
  • F-15I Ra’am: a arma preferida de Israel para aniquilar alvos, supera o F-35 em poder de fogo e alcance extremo, com bombas de 900 kg que penetram bunkers e autonomia para atingir o Irã, o caça prova por que continua indispensável 09/05/2025
  • Plano secreto de Israel para Gaza vaza e acende alerta global: Conquista total, expulsão em massa da população e fim dos reféns 09/05/2025
  • Estados Unidos pressionam para rotular PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e enviá-los à prisão brutal de El Salvador — mas governo Lula reage e descarta seguir plano internacional 09/05/2025
  • Feito sem precedentes: Ucrânia pode ter batido recorde mundial ao neutralizar 11 mísseis russos com NASAMS em menos de dois minutos, redefinindo os padrões da defesa aérea moderna 09/05/2025
  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.