RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas

Com Forças Armadas em baixa, adjunto do general Tomás Miné estimula espirito de equipe e coesão no Exército

A função de Adjunto de Comando no Exército: como a liderança militar garante a motivação e a eficiência das tropas. Modelos globais e boas práticas.

por JB Reis
13/02/2025
A A
A função de Adjunto de Comando no Exército: como a liderança militar garante a motivação e a eficiência das tropas. Modelos globais e boas práticas.

Fachada da Academia Militar das Agulhas Negras, onde o adjunto de comando do general Tomás realizou sua palestra.

A função de adjunto de comando foi criada em 22 de maio de 2015, por intermédio da Portaria nº 103, do Estado-Maior do Exército. Próxima a completar dez anos de existência, a função é atribuída a um subtenente ou primeiro-sargento, que atua como assessor dos comandantes, chefes e diretores, em diversos níveis. A função é desempenhada por militares que possuem destacada liderança, competência profissional e conduta exemplar.

Segundo bibliografia especializada, o Adjunto de Comando, entre outras atribuições, é o difusor da ética e dos valores militares, é o elemento fortalecedor dos padrões do comportamento militar, e também é o facilitador da comunicação entre os comandos locais e os praças – subtenentes, sargentos, cabos e soldados.

Importação do modelo anglófilo 

A função do adjunto de comando no Exército Brasileiro reflete uma tendência global nas forças armadas de valorizar a comunicação e o bem-estar dos praças graduados e não graduados.

Essa função foi fundamentalmente criada para garantir que as tropas estejam motivadas e preparadas para cumprir suas missões com eficácia.

No Exército Britânico, o Regimental Sergeant Major (RSM) é responsável por manter a disciplina e a eficiência dentro do regimento. Eles também servem como um intermediário entre os oficiais e os soldados.

No Exército dos EUA, o homólogo do RSM britânico é o Command Sergeant Major (CSM), que desempenha um papel semelhante. Eles são os principais conselheiros dos comandantes em questões relacionadas ao bem-estar dos soldados e à moral da tropa.

As boas práticas do adjunto de comando

Conforme publicado no site do Exército, no dia 4 de fevereiro, o adjunto do comandante do Exército ministrou uma palestra para subtenentes e sargentos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston discorreu sobre o tema “O sargento no Exército Brasileiro“, no teatro general Leônidas.

Por volta de 300 subtenentes e sargentos do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) servindo na AMAN participaram da atividade, que abordou valores e boas práticas a serem seguidas.

Em suas palavras finais, o subtenente Siston agradeceu a oportunidade de falar aos militares da AMAN, casa de valores e Escola de líderes do Exército Brasileiro.

Adjunto de comando: “fonte de inspiração”

“A simples presença do adjunto de comando é fonte de inspiração para os militares mais jovens” – essas foram palavras proferidas pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, durante a 16ª Reunião dos adjuntos de comando dos Integrantes do Alto-Comando do Exército, em 5 e 6 de fevereiro.

Essas palavras sugerem a importância que a função de adjunto de comando tem para a Instituição.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • 10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.