RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

Onda verde oliva na internet! Exército dispara como instituição com mais envolvimento em redes sociais, generais comemoram

Exército Brasileiro Comemora 18 Milhões de Interações, Mas Ignora Volume de Críticas

por Sociedade Militar
13/02/2025
A A
Exército comemora sucesso nas redes sociais - com alto nível de engajamento força chega na frente

Exército comemora sucesso nas redes sociais - com alto nível de engajamento força chega na frente

Nessa quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, o Exército Brasileiro, organização comandada pelo General de Exército Tomás Miné Ribeiro Paiva, comemorou efusivamente o fato de ter alcançado a marca de 18 milhões de interações em suas redes sociais, destacando-se como a instituição do governo federal com maior envolvimento do público.

Postagem do Exército no Instagram - comemoração de melhor em redes sociais
Postagem do Exército no Instagram – comemoração de melhor em redes sociais

“✅ Esse resultado representa o reconhecimento do esforço contínuo do Exército Brasileiro em prestar contas à sociedade e informar o público sobre suas ações e entregas, por intermédio de diversas ferramentas de comunicação, incluindo as mídias sociais.“, diz a postagem do Exército Brasileiro em seu perfil no Instagram

A informação, segundo o post da força terrestre, foi divulgada pela Social Media Gov, plataforma especializada em monitoramento de mídias sociais de órgãos públicos e replicada em posts nas redes sociais da força terrestre. Entretanto, um aspecto fundamental foi omitido da comemoração: uma parte significativa das interações consiste em críticas às ações da força militar e ao posicionamento político de sua cúpula.

Popularidade ou Contestação ao comportamento do Exército?

Análises recentes publicadas em sites como a Revista Sociedade Militar mencionam uma alta taxa de comentários negativos, que são aqueles com críticas e apontando erros cometidos pelos comandos do Exército Brasileiro nos últimos anos. Análises de sentimento nos comentários registraram um alto percentual de insatisfação, que em alguns casos chegou a 75% de impressões negativas.

Entre as principais críticas, destacam-se queixas sobre problemas em sistemas internos além de ataques diretos ao que os internautas veem como uma politização da instituição. Comentários como “Se não fosse os comentários negativos, não estaria no topo” e “Lidera com comentários negativos” reforçam a percepção de que o engajamento não reflete necessariamente apoio.

Exército comemora sucesso no engajamento em redes sociais
Exército comemora sucesso no engajamento em redes sociais

Outros exemplos de interações negativas incluem:

  • “Traduzindo, foi a instituição mais criticada pelo que fizeram.”
  • “E o site do alistamento militar bugado, vão resolver quando?”
  • “Enquanto forças armadas ao redor do mundo testam lasers, novos mísseis, drones e blindado, vcs ficam atrasados.”
  • “Se não fossem os comentários negativos, não estaria no topo.”

Análise de sentimentos: O que os usuários estão dizendo?

A partir da análise de sentimentos dos comentários, podemos observar:

  • Grande parte das interações foram neutras, muitas delas compostas por emojis e interjeições que não agregam conteúdo crítico ou elogioso;
  • Os comentários negativos se destacam, refletindo insatisfação com a gestão da instituição, problemas administrativos e a visibilidade dada a essas interações;
  • Poucas interações foram realmente positivas, sendo a maioria composta por apoios simbólicos, como emojis de bandeiras do Brasil ou mensagens curtas de incentivo.

Redes sociais: Termômetro da opinião pública e da habilidade dos gestores da comunicação institucional

Na publicação oficial, o Exército faz transparecer que interpretou os números como um reconhecimento do público à sua comunicação e transparência. Mas, uma análise feita com franqueza nos comentários na própria postagem revela outro cenário, impossível de não ser detectado por profissionais de marketing e mídias sociais: grande parte das interações tem sido negativa, refletindo forte descontentamento com a atuação da instituição.

O volume de críticas obviamente contraria a ideia de sucesso em comunicação institucional e deve na verdade levantar questionamentos sobre a eficácia das estratégias utilizadas pela força terrestre.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.