RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas

Reforçando maior programa estratégico do Brasil, Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval, que passa a poder receber 2 submarinos atracados: “Entregas estão acontecendo”

A expansão do Complexo Naval de Itaguaí ainda prevê outras instalações

por Campos
14/02/2025
A A

A Marinha inaugurou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (RJ) como parte do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos). 

As estruturas entregues foram o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, onde vão atuar 200 militares para centralizar a gestão operacional; os cais 3 e 4, para expandir a capacidade de atracação e logística; a subestação elétrica integrada, para garantir fornecimento de energia e recarga de baterias; e a praça da Base e o Pórtico de Cerimônias, dedicados a solenidades e formaturas militares.

Segundo a Marinha, as instalações permitirão a ampliação da capacidade operacional da Base, que passa a poder receber 2 submarinos atracados a contrabordo ou um navio. 

Segundo o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, as entregas vão de encontro ao planejamento estratégico da Força Naval, que não inclui somente a aquisição de novos meios, mas também a capacidade de controlá-los e mantê-los a partir de terra.

“As entregas estão acontecendo. Além da infraestrutura, já temos 2 submarinos incorporados, que estão sendo empregados em operações da Esquadra. Outros 2 submarinos convencionais estão a caminho, juntamente com o principal objetivo do Prosub, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado”.

A expansão do Complexo Naval de Itaguaí ainda prevê outros 4 novos cais, junto com 4 subestações elétricas, um Esquadrão de Guerra Cibernética, o prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, tanques de armazenamento de combustível, posto de abastecimento e garagem de viaturas.

Para o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, essas novas entregas reafirmam o compromisso da Força com a modernização de suas instalações, fortalecendo o Prosub, considerado o maior programa estratégico do Estado brasileiro.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.