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Gigantes do Brasil e Argentina fecham acordo para fabricar avião alemão: Akaer e FAdeA unem forças no projeto do D328eco, turboélice híbrido que promete revolucionar a aviação regional

FAdeA já fornece para Embraer e agora entra no projeto do turboélice alemão D328eco ao lado da brasileira Akaer.

por Sérvulo Pimentel
21/03/2025
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A Akaer, gigante brasileira da engenharia aeroespacial, e a Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) assinaram contrato para fabricação de peças do avião alemão D328eco, enquanto a fabricante argentina já colabora com a brasileira Embraer na produção dos gigantes C-390 Millennium.

O D328eco, um turboélice híbrido com capacidade para 40 passageiros, é um projeto ambicioso da empresa alemã Deutsche Aircraft, com previsão de produção de 500 unidades nos próximos 15 anos.

Parceria transcende rivalidades

A aliança bilateral foi confirmada em reportagens da Zona Militar e Aeroin de março de 2025, revelando que a FAdeA fabricará componentes metálicos para o projeto D328eco, no qual a Akaer foi designada como “Provedora Global Tier 1”.

Apesar das tensões políticas, Akaer e FAdeA firmam contrato para fabricar peças do avião alemão D328eco.
FAdeA, que já trabalha com Embraer, agora fabrica peças para avião alemão em parceria com a Akaer. (Foto: Reprodução/Zona Militar)

“Este contrato é um marco em nossa jornada de expansão internacional e um passo fundamental para aumentar nossa receita com novos clientes fora do estado”, destacou Julio Manco, presidente e CEO da FAdeA, segundo a Zona Militar.

Uma aeronave versátil para múltiplos desafios

O D328eco, desenvolvido pela Deutsche Aircraft com base no Dornier 328, é um turboélice híbrido projetado para transporte regional com capacidade de adaptação para diversas missões.

Imagem: Deutsche Aircraft

De acordo com o Aeroin, o modelo “terá capacidade para 40 passageiros e será equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW127XT-S, 100% compatíveis com combustível sustentável (SAF)”. A previsão é impressionante: produção de “mais de 500 unidades da aeronave” nos próximos 15 anos.

História de cooperação

A FAdeA não é novata no ramo e a colaboração entre a fabricante argentina e empresas brasileiras não é novidade. Segundo o Aeroin, em matéria publicada em fevereiro deste ano, a fabricante argentina “já fabrica componentes para outras aeronaves, especialmente para a Embraer, incluindo partes do KC-390 Millenium” como “o porta de carga, carenagem móvel, spoilers e flaps fairings”.

Em fevereiro de 2025, o mesmo portal noticiou mais um envio de peças da Argentina para o Brasil: “uma Porta de Carga e uma Carenagem Móvel” destinadas à linha de produção dos C-390 em Gavião Peixoto (SP).

Impacto econômico e tecnológico

Cesar Silva, presidente da Akaer, destaca no Zona Militar: “A aliança entre a Akaer e a FAdeA representa uma parceria estratégica altamente significativa, combinando expertise e inovação para impulsionar avanços tecnológicos”.

Conforme o Aeroin, o contrato para o D328eco “terá um impacto imediato na cidade de Córdoba, com a participação de pelo menos dez fornecedores locais na fabricação de moldes e dispositivos, impulsionando investimentos e gerando novos empregos”.

Bases de uma cooperação sólida

A parceria entre as empresas teve início formal em agosto de 2024. O portal Defesa Aérea e Naval relatou que “Akaer e FAdeA firmam parceria estratégica para inovação no setor aeroespacial”.

O Memorando de Entendimentos estabeleceu que “a Akaer assumirá o desenvolvimento de produtos, a montagem final e a interação com clientes, enquanto a FAdeA focará na fabricação de peças e subconjuntos”.

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