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Exército aposta em imagens no estilo “Ghibli” e sociedade reage: impacto nas redes sociais surpreende bastante e pode revelar tendências

Exército Brasileiro usa Studio Ghibli para se aproximar de jovens e recebe maioria de apoio nas redes, apesar de críticas frequentes à instituição

por Sociedade Militar
02/04/2025
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Exército usa Studio Ghibli para gerar imagens para postagens no Instagram

Exército Brasileiro usa Studio Ghibli para gerar imagens para postagens no Instagram

O Exército Brasileiro voltou aos holofotes das redes sociais nesta semana ao publicar uma série de imagens que retratam militares e familiares com traços inspirados no renomado Studio Ghibli. A iniciativa, que visa divulgar o Estágio de Adaptação à Vida na Selva 2025 (EAVS), promovido pelo 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), surpreendeu muitas pessoas pela ousadia e pela abordagem estética inusitada.

A publicação no Instagram oficial da instituição (@exercito_oficial), feita em 1 de abril de 2025, em parceria com o @23bdainfsl_exercitooficial, surpreendeu bastante e ultrapassou 54 mil curtidas, recebendo 829 comentários nas primeiras 24 horas. Os números indicam uma postagem com grande engajamento.

“Texto da postagem do Exército: “O 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), realizou o Estágio de Adaptação à Vida na Selva 2025 (EAVS) para 82 militares recém-chegados às guarnições de Marabá, Imperatriz e Tucuruí. 
🙌 E para celebrar essa jornada, trouxemos esse momento com a estética mágica do Studio Ghibli! ✨🍃  🎯 No coração da Amazônia, esses guerreiros enfrentaram desafios e aprenderam a sobreviver no ambiente de selva, dominando técnicas como: 🏕 Construção de abrigos 💦🔥 Obtenção de água e fogo 🎣 Armadilhas para caça e pesca 🌱 Identificação e obtenção de alimentos naturais”

Reação positiva ao uso de imagens Studio Ghibli – transcrição de alguns comentários postados no Instagram

A reação do público foi majoritariamente positiva. Uma análise de sentimentos feita pela redação, com base nos comentários mais curtidos e replicados, apontou que 46,8% dos usuários manifestaram apoio à iniciativa. Outros 35,5% se mostraram críticos e somente 17,7% mantiveram postura neutra.

Entre os comentários de apoio, alguns transcritos abaixo, muitos destacaram a modernização da linguagem visual e o esforço de aproximação com o público jovem. Um dos comentários mais curtidos tem tom de crítica aos detratores e diz: “Galera não entendeu que o Insta do Exército é para promover mais informações e tentar aproximar os jovens para as Forças Armadas. 👏❤️”. Outro seguidor afirmou: “Cativando os jovens, o Exército sempre se adequando ao novo. Muito bom 🙌👏”. A estética também agradou: “Gostei das artes 👏👏👏”, disse um usuário. “Muito top!! 🇧🇷🔥”, resumiu outro, em meio a uma sequência de emojis patrióticos.

O comentário: “Galera não entendeu que o Insta do exército é para promover mais informações e tentar aproximar os jovens para as Forças armadas“, recebeu o número incrível de mais de 463 curtidas de outros usuários, o que o torna bastante emblemático.

Exército usa Studio Ghibli e agrada maior parte dos seguidores no Instagram
Exército usa Studio Ghibli e agrada seguidores no Instagram oficial da força terrestre

Por outro lado, houve também reação de uma parcela mais conservadora do público, que questionou o tom lúdico das imagens e a escolha da estética. Frases duras como “Aviadaram o Exército”, repetida em diversas variações, e “Caxias se revira no caixão” refletiram uma percepção de que a ação representaria um “afrouxamento” da imagem institucional. Um comentário irônico que gerou mais de 300 curtidas afirmava: “O Exército não é mais o mesmo”. Outro seguidor escreveu: “Arrego, isso é bem coisa de recruta que tá no RP”, ironizando o suposto improviso da comunicação.

Nova estratégia de aproximação

A movimentação digital acontece em um momento importante para a imagem das Forças Armadas. Desde o início do atual governo, o Exército Brasileiro tem sido alvo de críticas constantes nas redes sociais, especialmente em função da sua atuação nos episódios políticos recentes, que colocaram em xeque a neutralidade institucional. Diversas pesquisas de opinião divulgadas entre 2023 e 2024 mostraram queda significativa na confiança da população nas Forças Armadas, especialmente entre jovens, mulheres e moradores de centros urbanos e as forças usam seus setores de comunicação social para tentar recuperar a imagem positiva frente à sociedade.

A ação com estética de anime pode ser lida como uma tentativa estratégica de reaproximação com a sociedade civil. Ao adotar uma linguagem acessível, alinhada a tendências digitais como o uso de inteligência artificial e filtros artísticos, o Exército evidentemente busca um reposicionamento junto às novas gerações. Uma discussão entre usuários do Instagram que comentaram no post ilustra bem a divergência de opiniões: “Se depender desse Exército, estamos lascados”, comentou um seguidor — e foi prontamente respondido com ironia: “Uma coisa é certa, quem tá aqui reclamando não aguentaria uma semana dentro do quartel”.

O equilíbrio entre a sobriedade institucional e as tendencias atuais na internet

Ainda assim, permanece o desafio: equilibrar tradição, seriedade institucional e modernização da comunicação sem ferir a imagem consolidada da força terrestre. Ao investir em um conteúdo com apelo emocional e visualmente inovador, o Exército testa os limites da sua narrativa pública e dá sinais de que está atento à transformação digital, mesmo que isso implique enfrentar resistência dentro e fora da caserna.

O saldo da experiência, até o momento, indica que há bastante espaço para modernizar a linguagem — desde que isso não se afaste muito da missão essencial da instituição. Como escreveu um dos usuários em tom otimista: “Parabéns por compreenderem corretamente a missão institucional do Exército”.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
Fontes: Instagram @exercito_oficial | Análise de Sentimentos por IA

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