No próximo dia 25 de abril, a Contra-Almirante (Médica) Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição fará história ao tornar-se a primeira mulher a dirigir o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), principal unidade de saúde da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. Médica intensivista de carreira, a oficial regressa ao hospital onde iniciou sua trajetória militar na Marinha do Brasil, em 1995.
Filha de família simples, Maria Cecilia cursou medicina na UNIRIO (1985-1990) graças a bolsa de pré-vestibular e muito esforço. Depois de cinco anos de atuação civil, ingressou na Marinha – atraída justamente pela excelência do HNMD – e ali trabalhou por mais de duas décadas em setores como Emergência e UTI, áreas que descreve como “desafiadoras, mas imensamente gratificantes”.
Comandou o Hospital Naval de Salvador
Promovida ao posto de Almirante em 2023, comandou o Hospital Naval de Salvador durante a pandemia de COVID-19, experiência que reforçou seu perfil de liderança. Agora, à frente do Marcílio Dias, pretende manter a acreditação ONA Nível 3 – único selo desse porte em hospital militar da América do Sul – e ampliar programas de qualificação profissional e humanização do atendimento.
Para a médica, ocupar o cargo mais alto do HNMD “confirma que competência não depende de gênero” e inspira as mais de 8,5 mil mulheres que hoje integram a Marinha. “Pensava que dirigir o Marcílio era um sonho distante; reconheço este momento como o ápice da minha carreira”, afirma.
Robson Augusto – Com dados de Marinha do Brasil