Debate na BAND e os aliados de DILMA.
Acabou agora o debate na BAND. Como também sou eleitor posso fazer uma avaliação do evento. Acho que Aécio se saiu melhor, apesar do baixíssimo nível do debate, sem ninguém ter entrado em detalhes técnicos sobre combate a inflação, formas de atrair investimentos etc. Ao contrário disso, passou-se um longo tempo discutindo a paternidade do Bolsa Família. O que é lamentável, na medida em que esse tipo de discussão nada mais é do que a disputa pelos votos dos beneficiados pelo assistencialismo governamental, que infelizmente são muitos.
Uma colocação de Aécio chama a atenção, foi quando disse que parecia que os dois candidatos eram de oposição, na medida em que Dilma também propõe um governo novo, e não a manutenção do que ja está fazendo.
Dilma foi mais agressiva e passou a maior parte do tempo citando supostas falhas do governo Aécio Neves e de FHC. Em certo momento Aécio, irritado, disse para a candidata parar de olhar para o retrovisor, se referindo ao fato dela invocar insistentemente fatos do passado.
Fomos conferir e atestamos que realmente o tribunal de contas aprovou as contas dos Governos de Aécio Neves em Minas Gerais, ao contrário do que Dilma tentou fazer parecer em certo momento do debate.
Ficará para sempre na memória as esquivas de Dilma à pergunta de Aécio sobre a retirada do “Carimbo de Secreto“ dos contratos celebrados com CUBA. Certamente isso será ainda cobrado em outros debates.
Ao que tudo indica o candidato Aécio não quis tocar profundamente na ferida do PT, que é a corrupção. Há pontos sensíveis aí, como a questão Petrobrás, mensalão, prisão de vários membros do Partido dos Trabalhadores etc. Talvez esteja guardando isso para os próximos debates.
Aécio Neves termina o evento agradecendo a Marina Silva, Renata Campos, Beto Albuquerque e Walter Feldman. Esse ponto é importante, pois a candidata Dilma Roussef sofre uma carência interessante nesse quesito. Não há um grande nome da política que possa estar ao seu lado nos palanques e mesmo na TV. A presidente tem que posar sozinha já que os “astros” do Partido dos Trabalhadores, que outrora desfilavam como se fossem heróis da democracia, são agora reconhecidos apenas como criminosos condenados.
Alguns estão presos, em celas ou em prisão domiciliar, e outros, como o próprio ex-presidente LULA, que não foi responsabilizado, mas foi quem colocou José Dirceu e outros em altos postos da administração pública, estão tão associados a ladroagem que ocorreu nos últimos anos que sua presença ao lado de Dilma traria mais prejuízo do que lucro. A própria candidata – presidente não consegue escapar das suspeitas sobre a má gestão negociação de refinarias durante sua gestão como Presidente do Conselho da Petrobrás.
Aécio Neves, por outro lado, tem certa fartura de grandes nomes. Entre eles poderíamos citar Fernando Henrique Cardoso e a Própria Marina Silva. Nenhum dos dois tem sequer acusação de corrupção pairando sobre suas cabeças.
Alguns dizem que Marina deve comparecer aos debates acompanhando Aécio Neves.
Quem será que Dilma Roussef vai levar?