quarta-feira, 6 julho, 2022
Revista Sociedade Militar
  • Militar geral
    • Polícia, Segur. Pública
    • Leis, regulamentos, normas etc.
    • Cartas / E-mail de leitores / comentários
    • Colaboradores – artigos, estudos, reportagens
    • Livros, resenhas, pesquisas etc.
    • Militar & Política
  • Forças Armadas
  • Concursos
  • Sobre
    • Midia Kit
    • Políticas de Privacidade e quem somos
  • Contato
No Result
View All Result
Revista Sociedade Militar
No Result
View All Result
Home F. Armadas, Polícia e Bombeiros

Polêmica em torno do pagamento dos 28% para os militares. As duas principais ativistas de associações de militares do Brasil se envolvem em polêmica.

by Sociedade Militar
22/02/2016
in F. Armadas, Polícia e Bombeiros, Militares Leis e regulamentos, Soldos e reajuste para os militares
Reading Time: 6min read
A A

kelmaeluzardoPolêmica em torno do pagamento dos 28.86% para os militares. Luzardo emite nota desmentindo declarações de Kelma Costa e jornal O DIA teve que publicar a resposta.

Ainda que o pagamento da tão sonhada diferença dos 28.86% não configure reajuste de salário e seja apenas uma pequena diferença a ser creditada, possivelmente em suaves prestações, o assunto está dando pano pra manga. Ainda entes das eleições o tema foi bastante recorrente, mencionado por representantes dos militares, junto com a questão da revisão da conhecida MP2215. Muita gente dizia que era “fogo de palha”, e somente um subterfúgio para os candidatos aparecerem na mídia. Nenhum deles foi eleito. Mas, mesmo depois das eleições eles permaneceram negociando, parece que o negócio rendeu frutos e ficou bastante evidente que sua atuação não era apenas eleitoreira.

Ha poucos dias o jornal carioca – O DIA – publicou nota dizendo que Kelma Costa teria afirmado que foi a principal negociadora da questão dos 28.86%. (http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2015-01-03/forca-militar-adendo-preve-verba-para-comecar-a-pagar-divida-aos-militares.html ). A nota foi comentada e replicada por sites que tratam de questões relacionadas aos militares, como Montedo.com e AperoladoMamoré.net, onde podemos ainda encontrá-la. Veja abaixo, extraído do site montedo.blogspot.com .

A polêmica surgiu em torno da parte que diz que K.Costa foi a principal “negociadora”. Ivone Luzardo repudia essa afirmativa. Ela diz que a conquista foi fruto do trabalho de varias pessoas, entre elas estão políticos e representantes de associações de militares:

2_No-00

Veja a nota de O DIA.

Força Militar: Adendo prevê verba para começar a pagar dívida aos militares. Rio – Mofando nas gavetas da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento desde fevereiro de 2013, a proposta de pagamento da dívida dos 28,86% aos militares das Forças Armadas ganhou um baita empurrão no apagar das luzes do ano legislativo do Congresso Nacional. Adendo do deputado tucano reeleito Izalci Lucas Ferreira (DF) à Lei Orçamentária reserva R$ 20 milhões para o pagamento da dívida ser iniciado este ano.  O adendo foi negociado pessoalmente pela presidenta da União Nacional de Familiares de Militares das Forças Armadas e Auxiliares, a esposa de sargento do Exército Kelma Costa. Com assinatura do senador Romero Juca (PMDB-RR), a verba está na Lei no Artigo 18, Letra N… 

Agora, com a rubrica do Orçamento da União, pode-se pedir a complementação e iniciar a discussão do pagamento em parcelas ou alguma coisa assim”, informou Kelma Costa à coluna. “Era necessário aprovar para realmente começar as negociações. É mais um passo para conquistar o direito dos militares referente a esta dívida reconhecida pela Justiça que o governo tem com a família militar. Foi um avanço”, completou a presidenta.

Vejam a nota de Ivone Luzardo. Depois retornamos.

 … em respeito ao trabalho realizado pela UNEMFA com o apoio e parceria das Associações de Militares de Brasília e do Rio de Janeiro, apresento a todos os meus amigos do Facebook, bem como aos militares e familiares e a quem interessar meu repúdio à entrevista da senhora Kelma Costa publicada no Jornal O Dia por não conter a verdade. O referido jornal cita que, segundo a senhora kelma Costa, “O adendo foi negociado pessoalmente pela presidenta da União Nacional de Familiares de Militares das Forças Armadas e Auxiliares, a esposa de sargento do Exército Kelma Costa.” Essa declaração da senhora Kelma Costa não é verdadeira, pois esse adendo é obra do trabalho do Deputado Izalci Lucas/PSDB/DF com o apoio da UNEMFA e parceria das Associações de Brasília e do Rio de Janeiro ao nosso trabalho. Desde 2010, quando tomamos conhecimento desse fato, empreendemos ações junto ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão onde o processo sob número 03000.004832/2009-30 encontrava-se engavetado.

SnapCrab_NoName_2015-1-9_17-28-24_No-00 Publico este Ato de Repúdio para honrar o trabalho sério de pessoas comprometidas com a causa, que voluntariamente abraçamos, cujo único interesse é a busca dos resultados para garantir uma melhor qualidade de vida aos familiares de militares promovendo dessa forma o respeito e a valorização profissional dessa categoria tão aviltada em seus direitos. Para a senhora Kelma Costa, peço ética, retratação e respeito ao trabalho dos outros. Peço que pare de se apropriar do que não fez para ganhar fama e atingir seu objetivo pessoal. Nossa causa é coletiva e deve ser tratada como tal. Ao Jornal O Dia, peço que tome conhecimento e providências… A todos a minha gratidão por lerem esse Ato de Repúdio e, tomando conhecimento, tirarem suas conclusões finais.

Para a senhora Kelma Costa, peço ética, retratação e respeito ao trabalho dos outros. Peço que pare de se apropriar do que não fez para ganhar fama e atingir seu objetivo pessoal. Nossa causa é coletiva e deve ser tratada como tal. Ao Jornal O Dia, peço que tome conhecimento e providências. A todos a minha gratidão por lerem esse Ato de Repúdio e, tomando conhecimento, tirarem suas conclusões finais.

Respeitosamente, Ivone Luzardo – Presidente da UNEMFA NACIONAL.

Voltamos.

O jornal o DIA retirou o artigo que mencionava Kelma Costa e hoje (09/01/2015) as 16:55 novamente o disponibilizou, desta vez acrescido da nota de repúdio emitida por Ivone Luzardo.

A íntegra da nota de LUZARDO esta AQUI. https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=937410392960486&id=100000746027591

Em uma das páginas freqüentadas por Kelma Costa, Família Militar Nacional – Juntos somos fortes, foi postado um vídeo em que o próprio Deputado Izalci manda um recado para Kelma Costa, informando as boas notícias sobre a questão dos 28,86%. Veja abaixo.

Toda a família militar percebeu claramente que a vitória obtida foi uma conquista coletiva, principalmente pela luta do pessoal da reserva e familiares de militares. Espera-se que as decisões não venham a ser revertidas, nesse país em que tudo acontece a qualquer momento podem surgis MPs e decretos revogando qualquer coisa, endossados pelo legislativo, que “come nas mãos” do executivo.

Correndo o risco de omitir alguém, percebemos ao longo das negociações sobre a reposição dos 28,86% e MP2215/2001 a presença de muita gente que hoje se destaca como guerreiros da causa militar. Citamos: senhor Sargento Genivaldo, Ivone Luzardo, Mirian Stein, Kelma Costa, Izalci, Paulo Paim, Pimenta e outros que estiveram e estão ainda presentes nos plenários e salas de reunião do legislativo federal, engrossando o número daqueles que lutam por melhores condições.

Como já dissemos, a diferença dos 28.86% é um direito, e deve ser pago. Mas pouco representa de melhorias para a atual condição da família militar. Muitos militares já ganharam na justiça e receberam. Observamos a maior parte dos pagamentos foi na faixa de R$ 2 mil.

Infelizmente nas eleições passadas a família militar nacional perdeu a oportunidade de eleger representantes. Havia bons candidatos e talvez tenha faltado estratégia e investimento para que pelo menos um fosse eleito em cada unidade da federação onde ha grandes efetivos. Uma frase que deve ser sempre lembrada em momentos de crise é: Juntos somos mais fortes.

Robson A.D. Silva – Revista Sociedade Militar.

Compartilhe
Previous Post

Clube Militar diz que única esperança para o BRASIL é que o “Judiciário atue de forma exemplar”. Presidente do Clube teria dito que novo Comandante do Exército acredita que o Golpe Militar foi uma iniciativa correta por parte das Forças Armadas.

Next Post

Polêmica em torno do pagamento dos 28.86% para os militares. As duas principais ativistas de associações de militares do Brasil se envolvem em polêmica.

Discussion about this post

Notícias

Graduados da reserva não remunerada se sentem desprestigiados pelas Forças Armadas e se organizam para obter reconhecimento

Graduados da reserva não remunerada se sentem desprestigiados pelas Forças Armadas e se organizam para obter reconhecimento

by Sociedade Militar
05/07/2022

...

Vereador do PT, que invadiu igreja, recupera o mandato

Vereador do PT, que invadiu igreja, recupera o mandato

by Sociedade Militar
05/07/2022

...

Supremo cria seu próprio serviço de Fact-checking

Julgamento das ADIs relacionadas à lei 13.954 de 2019 não devem ocorrer pelo menos até setembro

by Sociedade Militar
05/07/2022

...

Direitos dos Militares serão discutidos em SEMINÁRIO ABERTO ao público na OAB-NITERÓI nessa quinta-feira (07/07/2022)

Direitos dos Militares serão discutidos em SEMINÁRIO ABERTO ao público na OAB-NITERÓI nessa quinta-feira (07/07/2022)

by Sociedade Militar
05/07/2022

...

Ex-militares brasileiros que serviram às Nações Unidas podem receber 300 mil de indenização. Proposta tramita na Câmara dos Deputados

Ex-militares brasileiros que serviram às Nações Unidas podem receber 300 mil de indenização. Proposta tramita na Câmara dos Deputados

by Sociedade Militar
04/07/2022

...

Assinatura colaborativa

Revista Sociedade Militar
Tel e WhatsApp 21 3620 4454 (Horário comercial)
E-mail: [email protected] / [email protected]
 

  • Home
  • Quiz, Pesquisas, simulados
  • F. Armadas, Polícia e Bombeiros

No Result
View All Result
  • Militar geral
    • Polícia, Segur. Pública
    • Leis, regulamentos, normas etc.
    • Cartas / E-mail de leitores / comentários
    • Colaboradores – artigos, estudos, reportagens
    • Livros, resenhas, pesquisas etc.
    • Militar & Política
  • Forças Armadas
  • Concursos
  • Sobre
    • Midia Kit
    • Políticas de Privacidade e quem somos
  • Contato

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp