A coordenação civil-militar e o gerenciamento de crises na Guerra do Vietnã
Durante a guerra do Vietnã, foram desenvolvidas as primeiras intenções consistentes de um serviço de Assuntos Civis pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, em especial na Coordenação Civil-Militar, através dos chamados pelotões de ação combinada (combined action platoons ). Essas ações deixaram marcadas as necessidades de aproximação entre o elemento militar e o civil. Mais precisamente, em 8 de março de 1965, os Fuzileiros Navais norte-americanos desembarcavam nas praias de Da Nang, no Vietnã do Sul.
PEREIRA, Raphael do Couto. A coordenação civil-militar e o gerenciamento de crises na Guerra do Vietnã. A Defesa Nacional, [S.l.], n. 834, p. 30-39, out. 2017. ISSN 0011-7641.
LER O ARTIGO COMPLETO
Atenção: O material publicado na área restrita não é classificado como reservado, sigiloso ou secreto. Não podemos infringir as normas vigentes. Todavia, como geralmente diz respeito à armamento, militares, segurança pública em geral e inteligência, solicitamos que evite compartilhá-lo na internet. Se o fizer, que seja para pessoas que podem fazer bom uso do material. Não jogue “pérolas para os porcos”.