Ouve-se falar de tantos golpes, tantas tentativas de capturar dados de pessoas pela internet, principalmente de aposentados e por isso muitas pessoas ficam apreensivas quando se veem diante da necessidade de realizar procedimentos online, principalmente aqueles que envolvem dinheiro, documentos etc.
Por meio de um vídeo institucional a Força Aérea orienta os veteranos e pensionistas a realizar de casa – online – a prova de vida e ressalta que o procedimento pode ser feito por quem tem cadastro biométrico no Superior Tribunal Eleitoral com o aplicativo GOV.BR. Os procedimentos corretos para baixar o aplicativo, a forma de se colocar para a fotografia e outros detalhes são passados de forma bem didática no site do próprio governo.
A primeira instrução é para baixar para o seu aparelho celular o aplicativo GOV.BR. O link é esse >> https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.meugovbr
O Aplicativo solicita alguns dados e leva você até o reconhecimento facial, lembre-se de permitir a utilização da câmera do celular e se colocar em um local bem iluminado, sem a permissão para a câmera não será possível capturar os dados da sua face. Por fim o app emite um aviso de que está tudo correto, a mensagem é “Reconhecimento facial realizado com sucesso”.
Se você desejar há mais uma opção de segurança o uso da digital para autenticação na abertura do aplicativo, caso seu aparelho possua um leitor biométrico.
Todo ano, no mês de aniversário dos veteranos, pensionistas, anistiados políticos e dependentes habilitados que recebem Reparação Econômica devem realizar a atualização cadastral anual para prova de vida, a fim de continuarem recebendo seus pagamentos. A prova de vida, como vimos acima, pode ser feita de forma digital pelo aplicativo gov.br. Mas, quem desejar pode usar o Portal do Militar, ou ainda, realizar o procedimento presencialmente nas Organizações Militares, Unidades Militares ou bancos credenciados.