RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Gente e Cultura

O curioso caso da tropa de infantaria do exército que derrotou uma frota da marinha

O "Milagre de Empel" foi uma inesperada vitória espanhola na Guerra dos Oitenta Anos, na qual uma força de infantaria cercada, com moral baixo e em desvantagem numérica venceu um inimigo aparentemente fora de alcance das suas armas.

por Rafael Cavacchini
16/02/2023
A A
O Milagre de Empel, de Augusto Ferrer-Dalmau.

Era o ano do Nosso Senhor de 1585, Guerra dos Oitenta Anos. Entre os dias 7 e 8 de dezembro, na ilha de Bommel, região hoje dividida entre Bélgica e Holanda, três tercios de infantaria espanhóis foram empurrados pela frota holandesa até o Monte Empel, o ponto mais alto da ilha, e encontravam-se cercados. A desproporção de forças entre os dois lados era notória: do lado holandês, a frota protestante liderada por Phillip of Hohenlohe era composta por mais de cem navios e trinta mil homens. Do lado defensor, três tercios, tropas do exército católico espanhol, cada um com dois mil soldados de infantaria, aguardavam o desfecho das negociações. Eram 6.000 homens com frio, fome, medo e, o pior, totalmente incapazes de atacar os navios à distância, que dirá, vencer a batalha.

Os atacantes queriam evitar uma sangrenta batalha por terra. Por isso, foi apelado ao “bom senso” dos defensores para que se rendessem, oferecendo, inclusive, termos bastante razoáveis de rendição: os católicos poderiam apenas baixar as armas e irem embora, sem necessidade de deixar prisioneiros ou reféns aos protestantes.

O comandante do exército espanhol, Don Francisco Arias de Bobadilla, não gostou muito da proposta, que respondeu:

“A infantaria espanhola prefere a morte à desonra. Falaremos sobre a rendição apenas após a morte”.

Phillip of Hohenlohe, não impressionado com essa petulância.

O comandante holandês, então, decidiu usar uma estratégia brilhante para quebrar a resistência dos defensores: inundação tática.

Funciona exatamente como soa. Os holandeses simplesmente destruíram barragens e diques e inundaram a área toda, ao ponto que, em dado momento, somente a colina de Empel ainda estava fora da água. Isso permitia que os navios protestantes se aproximassem e conseguissem bombardear o acampamento católico, sem serem incomodados, já que os defensores não podiam revidar. Pra piorar, a ilha também estava sendo atacada por fogo de artilharia vindo de um forte próximo, do outro lado do rio.

A situação para os espanhóis não estava nada boa. Os espanhóis agora estavam cercados por água e navios por todos os lados, em um bombardeio sem fim. O comandante católico, contudo, estava resoluto que iriam resistir até o final e, por isso, mandou que cavassem trincheiras profundas ao redor do campo para se protegerem.

É aí que o negócio vai virar.

– A Espera de Um Milagre

Até aquele momento, os espanhóis acreditavam que apenas um milagre poderia salvá-los do fim iminente. Enquanto escavavam suas posições defensivas, no entanto, um soldado espanhol teria encontrado uma imagem de Maria da Imaculada Conceição. Para os católicos, aquele era exatamente o sinal que lhes faltavaI O achado foi rapidamente interpretado pelos defensores como uma indicação de que Deus estava com a Espanha. O comandante Don Francisco Arias de Bobadilla, então, mandou colocar a pintura ao lado da bandeira espanhola para que pudesse ser venerada por todos. A moral das tropas foi restaurada quase que como mágica!

Naquele momento, os espanhóis se convenceram totalmente que morreriam, sim, mas morreriam lutando.

Empel, dezembro de 1585, retratado no final do século XVI por Frans Hogenberg e Georg Braun.

– Cai a noite sobre Empel

Na noite de 8 de dezembro, a região foi atingida por um frio terrível. O vento soprava feroz e contínuo, de modo que a temperatura caiu vertiginosamente. Caiu tanto que fez as águas rasas do campo inundado pelos holandeses congelares. Os espanhóis então notaram que, naquele momento, não apenas seria possível caminhar sobre as águas geladas, mas que a frota holandesa estava presa no gelo e totalmente vulnerável. Deus está mesmo conosco, acreditaram os soldados católicos. Isso possibilitou que as tropas espanholas revidassem e atacassem os rebeldes.

E assim, aos gritos de “Santiago” e “Cierra España”, os temíveis tercios espanhóis atravessaram o gelo a pé, indo com tudo pra cima dos navios holandeses, como lobos ferozes sobre… bem, ovelhas congeladas.

Todos os navios holandeses foram capturados e queimados e os atacantes, enfim, foram derrotados. Os tercios marcharam vitoriosos.

No dia seguinte, eles atacaram e conquistaram o forte holandês localizado ao longo do rio, definitivamente, conquistando a vitória na Batalha de Empel.

“O Achado Miraculoso Que Inverteu A Batalha de Empel”, de Augusto Ferrer-Dalmau.

Naquele mesmo dia, Maria da Imaculada Conceição foi proclamada padroeira dos Tercios espanhóis da Flandres e da Itália.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Concurso TJM-SP: Inscrições já estão abertas! Vagas para níveis médio e superior com salários até R$ 8.514,27 09/05/2025
  • Brasileiro compra ‘tanque de guerra’ para uso civil com proteção contra explosões nucleares 09/05/2025
  • Saiu edital ANPD! Mais de 1.900 vagas para médio e superior com salários acima de R$ 9 mil 09/05/2025
  • Do circuito à sua garagem: como a Honda transforma tecnologia de corrida em motores indestrutíveis usados por civis, militares e aventureiros extremos 09/05/2025
  • Pesquisador afirma que o Brasil está entre os três maiores exportadores de armas do mundo 09/05/2025
  • Com tecnologia optoeletrônica e Mach 12, Irã apresenta poderoso míssil Qasem Basir e alerta EUA: ‘Bases serão alvos se guerra nos for imposta’ 09/05/2025
  • F-15I Ra’am: a arma preferida de Israel para aniquilar alvos, supera o F-35 em poder de fogo e alcance extremo, com bombas de 900 kg que penetram bunkers e autonomia para atingir o Irã, o caça prova por que continua indispensável 09/05/2025
  • Plano secreto de Israel para Gaza vaza e acende alerta global: Conquista total, expulsão em massa da população e fim dos reféns 09/05/2025
  • Estados Unidos pressionam para rotular PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e enviá-los à prisão brutal de El Salvador — mas governo Lula reage e descarta seguir plano internacional 09/05/2025
  • Feito sem precedentes: Ucrânia pode ter batido recorde mundial ao neutralizar 11 mísseis russos com NASAMS em menos de dois minutos, redefinindo os padrões da defesa aérea moderna 09/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.