No dia 24/05/2023 ocorreu uma reunião estratégica envolvendo militares e empresários do estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de estreitar os laços e identificar oportunidades para as empresas gaúchas no campo da defesa. O comandante mencionou algumas oportunidades que podem surgir, como peças de reposição para os novos blindados do Exército Brasileiro e a construção de simuladores.

O general durante a sua explanação disse que existem mais de 1,1 mil empresas de Defesa no Brasil e que as mesmas são responsáveis por mais de 1 milhão de empregos. O general disse ainda que as forças armadas de todo o mundo são marcadas por uma situação de dependência externa no que diz respeito a equipamentos, o que não é desejável e que justamente por isso o Brasil busca desenvolver uma política de valorização de sua Base Industrial de Defesa, como objetivo de alcançar a independência exterior.
“Foi muito boa a conversa e acredito que abrimos oportunidades. Temos a esperança de novos projetos à frente, a família Guarani, a modernização, a chegada dos novos blindados, que vão exigir simuladores e peças de reposição, por exemplo. Então, foi mais uma oportunidade de interação com um setor muito importante, que é prioritário. Abrimos portas para o empresariado local apresentar as suas propostas”, frisou o general de exército.
O coordenador do com defesa no Rio Grande do Sul disse que as empresas do estado estão bem preparadas e que podem atender as demandas do exército brasileiro.
“E esse trabalho do COMDEFESA de aproximar as indústrias do Exército é importante porque conhece realmente as necessidades. Muitas vezes o Exército busca esse serviço fora do Estado, quando nós temos uma indústria montada, em condições de atender tudo isso, então é nesse sentido nosso trabalho e que já está dando resultado”, contou;
Dados: http://www.cms.eb.mil.br/index.php/noticias/comdefesa-debate-investimento-na-industria-gaucha