O Secretário de Estado de Polícia Militar, autorizado pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, exarada no bojo do processo administrativo SEI-350133/000036/2022, já tornou público o Edital que vai regular o concurso militar público para seleção e posterior ingresso de candidatos para preenchimento de vagas no Curso de Formação de Soldados Policiais Militares da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O concurso inicialmente apresenta para os candidatos 2.000 vagas, sendo 1.800 para candidatos masculinos e 200 para candidatos femininos.
O salário do policial
Durante a realização do curso de formação, caso aprovado no concurso, o aluno receberá um salário de aproximadamente R$ 2956,41 e após o término do curso, quando for promovido a soldado o aluno receberá um salário de 5.200 reais, ingressando assim na polícia militar do estado do Rio de Janeiro e podendo ser promovido até a graduação de subtenente ou galgar ao oficialato por meio dos concursos realizados internamente.
No edital, a organização do concurso apresentou um perfil de como será a atividade policial após a formação do militar, deixando claro que se trata de uma atividade perigosa e que demanda risco a própria vida.
- Os Soldados Policiais Militares serão lotados na atividade-fim das Organizações Policiais Militares, exercendo suas atividades no âmbito da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio;
- Trabalhar tendo contato cotidiano com o público interno e público externo, em equipe, sob supervisão e em horários diversos (diurno; noturno e em regime de sobreaviso ou prontidão).
- Atuar em condições de pressão, que demandem grande esforço físico, de risco à saúde e de vida
Entre os diversos requisitos para ser policial militar no Rio de Janeiro está a condição de que o candidato se for ex-militar não pode ter sido expulso das Forças Armadas.
Alguns requisitos para ingressar na polícia militar do Rio de Janeiro:
- Possuir aptidão física compatível com o exercício da graduação;
- Possuir condições física e mental;
- Ter aptidão intelectual, características psicológicas compatíveis com a função, boa conduta social, robustez e sanidade física e mental plenas, estando apto, física, mental e moralmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções da graduação;
- Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
- Encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
- Se ex-integrante das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex offício” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina de quaisquer instituições militares estaduais ou das Forças Armadas…
Veja o edital completo com informações sobre a inscrição e cronograma