RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias e Atualidades

A história do “brasileiro” que morreu no naufrágio do Titanic

Documentos relevam que Jose Joaquim de Brito tinha família e planos de viver a vida em território brasileiro

por Rafael Cavacchini
29/06/2023
A A

José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.

O RMS Titanic iniciando um dia de testes no mar, 2 de abril de 1912. Foto: Wikimedia Commons

O português embarcou no Titanic na cidade de Southampton, como passageiro de segunda classe era. Anteriormente, trabalhava em uma loja chamada “Loja de Japão” que vendia fantasias de carnaval e artigos exóticos.

O passageiro já havia trabalhado na Itália como vendedor. Trabalhou também, nos últimos dois anos de sua vida, na banca Pinto Leite & Nephews, com escritórios em Manchester, Liverpool e Londres. Isso explicaria porque estava na Inglaterra, naquele tempo.

O português comprou o bilhete de nújmero 244360 por 13 libras. Hoje, esse valor seria o equivalente a mais de 14.000 libras, ou ainda, a bagatela de R$9.000,00.

Família brasileira

O português era um dos 4 portugueses embarcados que iriam tentar a vida em outros países. Chegando em Nova York, Joaquim deveria trocaria de barco para chegar ao seu destino final, São Paulo. Outros três portugueses no navio, José Neto Jardim, Manuel Gonçalves Estanislau e Domingos Fernandes Coelho estavam na 3ª classe. 

Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família.

Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio. No entanto, seu corpo, assim como dos outros quatro passageiros portugueses, nunca foi identificado.

Nos arquivos da Cruz Vermelha, consta a seguinte informação: “Perdeu-se um jovem, deixando uma tia idosa dependente em Portugal, trabalhando como ‘criada sem salário’, e o pai idoso dependente no Brasil.” Todos os fatos do caso foram enviados ao Comitê Inglês sob cuidados de sua tia. O valor de $100 foi enviado para ajuda de emergência à Cruz Vermelha local no Brasil, para serem usados ​​em benefício do pai. O valor seria o equivalente hoje a aproximadamente R$15.000,00.

Ou seja, Joaquim José deixou uma tia dependente em Portugal, além do pai idoso dependente no Brasil.

Não há mais informações sobre José Joaquim de Brito. Seu pai, já idoso, morreu em terras brasileiras, e não tinha irmãos ou outros dependentes imediatos.

Lendário naufrágio

O Titanic foi, inegavelmente, um dos mais famosos desastres marítimos da história. Estima-se que, no total, tenham falecido cerca de 1.500 pessoas, com toda a certeza, uma tragédia.

Quanto à nacionalidade das vítimas, na maioria eram, principalmente, britânicos e irlandeses, já que o Titanic era um navio britânico que fazia a travessia entre a Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, também havia passageiros de outras nacionalidades, como americanos, canadenses, franceses, portugueses, italianos, entre outros.

Titanic afundando, gravura de Willy Stöwer.

Revista Sociedade Militar

Fonte: Encyclopedia Titanica

Ver Comentários

Artigos recentes

  • GM surpreende com nova bateria para veículos elétricos militares: As guerras vão mudar daqui pra frente 12/05/2025
  • Orgulho Nacional: 10 veículos militares feitos no Brasil que impressionam o mundo 12/05/2025
  • O salário no estágio da EMBRAER: R$ 2.400, com 200 vagas, técnico e universitário 12/05/2025
  • Controladores de voo fazem bicos com Uber para complementar renda: realidade de estresse e baixos salários atinge setor essencial da aviação brasileira 12/05/2025
  • AMAN é derrotada na justiça: violação grave de princípios e garantias para os cadetes que estudam na instituição 12/05/2025
  • Enquanto Lula abraça Vladimir Putin, Marinha do Brasil faz acordo com potência nuclear da OTAN 12/05/2025
  • “EUA disparam monstro laser NIKE”: o raio mais potente do mundo agora é usado para turbinar ogivas nucleares de última geração em segredo militar nos laboratórios da Marinha 12/05/2025
  • Conheça a história do Exército Brasileiro, que nasceu no centro da batalha e foi da Proclamação da República à Segunda Guerra Mundial, tornando-se símbolo de glória e resistência em meio a golpes e guerras 12/05/2025
  • Honda revela moto elétrica futurista na China e reforça compromisso com durabilidade extrema nas duas rodas 12/05/2025
  • Embraer conclui turnê de demonstração do KC-390 millennium nos EUA com expectativas promissoras 12/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.