No dia 28 de julho, o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, visitou o Instituto Militar de Engenharia (IME). A atividade foi acompanhada pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Achilles Furlan Neto, entre outros generais.
O Comandante visitou os alojamentos dos alunos, o Laboratório de Segurança Cibernética de Infraestruturas Críticas e o Laboratório de Mecatrônica.
O General Tomás ministrou palestra para os corpos docente e permanente do IME, abordando a missão constitucional do Exército Brasileiro, os valores castrenses, a conjuntura mundial contemporânea e os atuais desafios estratégicos e operacionais da Força Terrestre, destacando a importância da atuação do oficial do Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

A visita foi finalizada com a assinatura do Livro de Ouro, no qual o Comandante deixou registrado seu orgulho e satisfação de o Exército dispor de uma instituição de excelência na área de ciência, tecnologia e inovação, cuja atuação é essencial para atender às necessidades estratégicas e operacionais da Força, em um mundo caracterizado por vertiginoso avanço tecnológico.
A REVOADA DE ENGENHEIROS DA FORÇA AÉREA
Em matéria publicada na Revista Sociedade Militar evidenciamos os números da evasão de oficiais da Força Aérea Brasileira.
Pesquisamos nos dados abertos disponibilizados pelo Governo quantos oficiais entre primeiro-tenente e major pediram demissão entre os anos de 2019 e 2023. É dentro desse intervalo de postos que ocorrem mais frequentemente as demissões a pedido.
Coincidentemente a propósito da visita do general Tomás ao Instituto Militar de Engenharia, os números de evasão de oficiais na FAB são encabeçados justamente pelos engenheiros. Representando 38% dos pedidos de demissão, esses profissionais são os que mais trocam a carreira militar por outras ocupações.
O ideal, já que temos Forças militares, é que o profissional não precise (pois as demissões, em sua maioria, costumam ter motivações financeiras) procurar outro emprego, jogando no lixo todo o investimento que foi feito em seu aprimoramento.
Tanto a tabela quanto os gráficos podem ser consultados no link https://github.com/veteranistao/RSM (tabela “evasão_fab”).
Cadastre-se em nosso TELEGRAM e receba informações em seu celular em tempo real