Uma das poucas áreas em que os concursos dificilmente param, mesmo em épocas de crise, a profissão militar tem se mostrado generosa na oferta de vagas em diferentes campos de trabalho.
Em 2023 foram muitas oportunidades, e o que é mais atrativo, a maior parte sem que se precisasse prestar concurso público. Fizemos um apanhado superficial das chances oferecidas pelas Forças Armadas àqueles que sempre quiseram ser militares, e que têm agora um obstáculo a menos para realizar aquele antigo sonho.
Uma olhada no que aconteceu, uma retrospectiva das oportunidades, dá uma idéia do que deve acontecer em 2024, aumentando em muito as chances de quem quer aproveitar as chances de se tornar militar mesmo sem prestar concurso público.
CABO ESPECIALISTA DO EXÉRCITO
Entre os dias 02/08/23 e 28/09/23 estiveram abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Cabos Especialistas da 3ª Região Militar do Exército Brasileiro, que fica sediada em Porto Alegre.
Para concorrer às vagas o candidato precisava apenas ter ensino fundamental completo e idade de até 40 anos. A incorporação dos selecionados foi em março de 2023.
Os requisitos para inscrição desse processo, que já está concluido.
- Ser voluntário,
- Ser brasileiro nato ou naturalizado,
- Ter no mínimo 19 anos, e no máximo 40,
- Estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral e
- ter concluído o ensino fundamental.
Algumas vagas disponíveis no Processo Seletivo: Auxiliar de Manutenção de microcomputadores, Motorista habilitado nas categorias D ou E, Carpinteiro, Eletricista predial, Pedreiro, Bombeiro hidráulico, etc.
Informações mais completas na Revista Sociedade Militar.
SARGENTO TEMPORÁRIO DA FORÇA AÉREA
Em outubro iniciou-se o período de inscrições para o processo seletivo de incorporação voluntária em caráter temporário para o ano de 2024 (QSCon 2024) da Aeronáutica.
As oportunidades foram destinadas a diversos estados e abrange várias especialidades. Os candidatos aprovados na seleção preencherão o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados.
As vagas estão lotadas em diversos estados da Federação.
Confira a seguir algumas das especialidades que foram oferecidas no certame: Técnico em Administração; Contabilidade; Técnico em Eletroeletrônica; Eletrotécnica ou Mecatrônica ou Eletromecânica; Eletromecânica; Informática; Design Gráfico; entre outras.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve possui formação completo em nível médio e especialização na área desejada por meio de curso de nível técnico.
Salário
De acordo com a Lei 13.954 de 2019, um sargento recebe remuneração inicial de R$ 3.825,00.
Informações mais completas na Revista Sociedade Militar.
CAPITÃO DE CORVETA, MARINHA DO BRASIL
Neste ano, a Marinha do Brasil abriu inscrições para oficiais RM3, uma modalidade de ingresso voluntário com contratos anuais renováveis por até 8 anos, dependendo do interesse mútuo da força e do voluntário.
O programa não é um concurso público, pois não oferece vínculo permanente, mas seleciona profissionais graduados de ambos os sexos, com idades entre 18 e 62 anos.
Os aprovados, após um período de adaptação, podem ser promovidos a oficial RM3 no posto de Capitão de Corveta – cujo salário bruto gira em torno de R$ 21.060,00.
Algumas das profissões solicitadas no processo seletivo de 2023:
- Acústica Submarina,
- Ciência da Computação,
- Engenharia Química,
- Engenharia Eletrônica, e
- Nanotecnologia/Engenharia Química.
Informações mais completas na Revista Sociedade Militar na categoria CONCURSOS E EFITAIS DE INGRESSO NAS FORÇAS ARMADAS.