A Marinha do Brasil abriu hoje as inscrições para um dos concursos mais esperados do ano, o Concurso Público de Admissão às Turmas I e II/2025 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, confira as instruções e saia na frente na preparação.
Ao todo foram disponibilizadas 1680 vagas e para se inscrever basta ser brasileiro, voluntário e ter o ensino médio completo.
Sobre o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, terá duração de dezessete semanas e será realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília (DF).
O candidato aprovado em todas as etapas do concurso, após concluir o período de adaptação, será incorporado como praça especial, na condição de Aprendiz-Fuzileiro Naval.
Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Fuzileiro Naval receberá bolsa-auxílio no valor total de R$1.303,90. Após a formação os alunos serão nomeados Soldados Fuzileiros Navais e passarão a receber o valor total de R$2.294,50.
Cronograma
Período de inscrição – 05/01/24 a 16/02/24
Provas Escritas – A definir
Vagas
As vagas foram divididas da seguinte maneira:
Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA: 1440 vagas no total, sendo 240 para candidatas do sexo feminino e 1200 para candidatos do sexo masculino das regiões SUL e SUDESTE do Brasil.
Centro de Instrução e Adestramento de Brasília – CIAB: 240 vagas destinadas, preferencialmente, aos candidatos das regiões CENTRO-OESTE, NORTE e NORDESTE do Brasil.
Requisitos para realizar inscrição
Ser brasileiro,
Ser voluntário,
Ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade,
Ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m,
Não ser casado ou não ter constituído união estável, bem como não ter filhos ou dependentes,
Não ser isento do Serviço Militar em qualquer Força Armada,
Para requerer a isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá declarar:
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e ser membro de família de baixa renda, ou
Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde
Etapas do concurso
Exame de Escolaridade (EE)
Verificação de Dados Biográficos (VDB);
Inspeção de Saúde (IS)
Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
Avaliação Psicológica (AP);
Verificação de Documentos (VD);
Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração (PH).
Exame de Escolaridade – Será constituído de uma prova escrita objetiva composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de Matemática, com duração de três horas.
Teste de Aptidão Física de Ingresso – avaliará os padrões individuais de resistência e vigor físico, por meio de testes de exercícios físicos. Possui os seguintes Índices mínimos de aprovação:
Natação – nadar cinquenta metros, em até 1min30s para os candidatos do sexo masculino e em até 2min20s, para as candidatas do sexo feminino.
Corrida – correr 3.200 metros em até 19m30s para os candidatos do sexo masculino e em até 21m30s para as candidatas do sexo feminino;
Flexão na barra – três repetições para o sexo masculino (supinação), contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra.
Flexão no solo, apenas para as candidatas do sexo feminino – 10 repetições, que poderão ser realizadas com os joelhos apoiados no solo.
Abdominal – 30 repetições para os candidatos do sexo masculino e 26 repetições para as candidatas do sexo feminino (modo remador).
Confira o que estudar para o Exame de Escolaridade: