RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

Ucrânia abate dois aviões estratégicos russos; prejuízo pode chegar a meio bilhão de dólares

Além do A-50, um avião de comando IL-22 também teria sido derrubado sobre o Mar de Azov na noite de domingo

por Rafael Cavacchini
16/01/2024
A A

A Força Aérea Ucraniana abateu um avião russo de detecção e controle de radar de longo alcance A-50, de acordo com informações. A aeronave desempenha um papel semelhante ao E-3 Sentry dos EUA e da OTAN, comumente chamado apenas de AWACS (Airborne Warning and Command System).

Além do A-50, um avião de comando IL-22 também foi alvo da Força-Aérea Ucraniana sobre o Mar de Azov na noite de domingo, de acordo com o comandante em chefe do Exército ucraniano, Valery Zaluzhny.

Beriev A-50. O custo por aeronave chega a enormes US$ 330 milhões. Foto: Divulgação

“Sou grato à Força Aérea pela operação perfeitamente planejada e executada na região do Mar de Azov!”, disse o comandante em Chefe.

De acordo com os relatórios anteriores, o A-50 caiu, enquanto o IL-22 tentou pousar em algum lugar da Rússia. Posteriormente, canais de guerra pró-russos informaram que o IL-22 conseguiu pousar, mas com feridos a bordo.

Canais pró-russo lamentaram incidente

De acordo com o blogueiro de aviação russo e piloto militar que se identifica como Fighterbomber, seus seguidores estavam sobretudo “de luto pela tragédia”. Por sua vez, o canal Rybar disse que “se a queda se confirmar… este será mais um dia negro para a Força Aérea Russa e as Forças de Defesa Aérea”.

“Uma tragédia é sempre uma tragédia, especialmente quando é de tal escala. Quem é o culpado pela morte dos pilotos, provavelmente nunca descobriremos. Aos mortos desejo a fuga eterna, aos feridos, uma rápida recuperação e retorno ao serviço”, disse o Fighterbomber.

A-50 é um alvo de alto valor; é uma aeronave quadrimotora a jato, equipada com um radar giratório que faz a varredura de 360 ​​graus, detectando radares e alvos potenciais no ar e em terra. Possui uma tripulação de 15 pessoas. De acordo com algumas estimativas , a Rússia tinha entre 10 e 12 aviões como esse em 2022. Em março de 2023, sabotadores ucranianos danificaram um A-50 estacionado em um campo de aviação em Machulishchi, Bielorrússia, utilizando drones.

“Em palavras simples, este é um radar poderoso que pode detectar alvos a uma distância de 200-400 km à medida que é elevado por uma aeronave a uma altura de até 12 km. O radar vê muito mais longe do que as estações terrestres”, disse ao POLITICO o especialista em aviação e blogueiro ucraniano Vitaly Trubnikov.

“O A-50 pode transmitir as coordenadas dos alvos para caças cujo radar é menos potente e não consegue enxergar a tais distâncias. Além disso, pode realizar reconhecimento radioeletrônico (EPR), por exemplo, detectar as coordenadas de radares terrestres inimigos. Também está equipado com equipamentos de guerra eletrônica. Além de tudo isso, também é valiosa uma equipe especialmente treinada e que saiba administrar todos esses equipamentos complexos e caros”, acrescentou.


Revista Sociedade Militar

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Quanto ganha um sargento formado pela ESA? Veja a remuneração atualizada! Inscrições encerram nesta semana 15/05/2025
  • Marinha abre concurso para Praças da Armada: nível técnico em diversas áreas! Veja todos os detalhes 15/05/2025
  • Drone da Ucrânia derruba caça russo Su-30 no Mar Negro: tecnologia naval autônoma com míssil adaptado alcança novo nível com baixo custo e alta precisão 15/05/2025
  • Pela primeira vez na história militar moderna, dois caças Su-30 russos foram derrubados por mísseis lançados de lanchas não tripuladas ucranianas no Mar Negro 15/05/2025
  • Rússia surpreende o mundo ao admitir que tanques T-72 e T-90 estão sendo reforçados com areia e cimento devido à falta de blindagem explosiva 15/05/2025
  • Estados Unidos finalmente admitem: submarino chinês Tipo 094 é uma ameaça nuclear real no mar 15/05/2025
  • Saiu concurso Diplomata! Salário de R$ 22.558,56 para profissionais de qualquer área: saiba todos os detalhes 15/05/2025
  • Milagre nos céus da Alemanha: o soldado que caiu com um bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial e viveu para contar a história 15/05/2025
  • Cabo da Base Aérea de Campo Grande é condenado por propor fuga amorosa a tenente durante missão oficial e fazer comentários sobre o corpo da oficial superior em serviço militar 15/05/2025
  • Exoesqueletos militares estão deixando de ser ficção científica: super soldados ganham força e resistência ampliadas com nova geração de armaduras robóticas motorizadas 15/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.