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Vice-Governador de São Paulo vai à China divulgar projeto do trem intermunicipal de média velocidade

Ramus disse que a cooperação com a China poderá ajudar o Brasil a revitalizar a construção ferroviária no futuro.

por Rafael Cavacchini
27/01/2024
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Felicio Ramuth, vice-governador do estadode São Paulo, viajou à China para apresentar vários projetos de investimento no estado aos investidores. O foco seria sobretudo no projeto do Trem Intermunicipal do Estado de São Paulo (TIC). A licitação do projeto, que visa interligar as cidades de São Paulo e Campinas com trens de média velocidade, será realizada no dia 29 de fevereiro.

Vice-Governador de São Paulo vai à China divulgar projeto do trem intermunicipal de média velocidade. Foto: Divulgação / CPTM

Ramuth citou contatos com potenciais licitantes de construção, como a China Railway Construction Corporation (CRCC) e a China Rolling Stock Corporation (CRRC), ambas empresas estatais chinesas. De acordo com o vice-governador, “As empresas chinesas estão muito interessadas neste projecto e já estão a analisar a possibilidade de participar”.

“Apresentamos nosso portfólio de investimentos ao lado chinês na íntegra e, claro, a Companhia Paulista de Abastecimento de Água e Esgoto (Sabesp) também atraiu alguma atenção de investimentos, mas principalmente a construção de projetos ferroviários no estado de São Paulo é uma prioridade maior” disse Ramuth. Além do projeto de investimento em trens intermunicipais do estado de São Paulo, o vice-governador também mencionou investimentos na futura expansão do metrô e das ferrovias intermunicipais de São Paulo.

Renascimento do transporte ferroviário

Para o vice-governador, o trem de média velocidade que ligará as cidades de São Paulo e Campinas simbolizará o renascimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil. “Infelizmente, como o Brasil optou por desenvolver fortemente o transporte rodoviário no passado, a construção ferroviária foi completamente abandonada”, declarou.

Ramuth foi prefeito da cidade de São José dos Campos. Na ocasião, o governo da ex-presidente Dilma Rousseff propôs um projeto ferroviário de alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. “Naquela época, a China já tinha ferrovias de alta velocidade. Hoje, a extensão total da ferrovia de alta velocidade da China é de 60 mil quilômetros, enquanto os atuais projetos de construção de ferrovias de alta velocidade no Brasil ainda estão no papel.”

Além disso, o vice-governador disse que se a licitação para a construção da ferrovia correr como previsto, a construção terá início este ano. No entanto, não se prevê que seja oficialmente colocada em funcionamento antes de 2030.

“Um projeto como este é nacional, não apenas administrativo”, disse. De acordo com o governador, esses projetos “precisam ser iniciados durante um mandato de governo para serem concluídos no próximo. Cada governo precisa cumprir seu papel e funcionar como parte do projeto de investimento nacional.”

“Vale ressaltar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também participará do financiamento da construção do projeto de trens intermunicipais”, enfatizou. “Há um acordo entre os governos estadual e federal, mas não é dinheiro federal entrando, é um empréstimo financeiro concedido pelo governo federal”, concluiu.

Investimento bilionário

O investimento total nos projetos dos trens intermunicipais e da ferrovia intermunicipal paulista será de R$ 13,5 bilhões. Esse valor inclui também processos de modernização, sobretudo ampliação e reparação de linhas existentes. A empresa vencedora da licitação “será responsável pela execução da construção da obra ferroviária e pela entrega dos trens para operação”, disse o vice-governador. Ramuth acrescentou que a produção dos veículos ferroviários poderá ocorrer no Brasil. Acrescentou ainda que o limite de preço das passagens entre São Paulo e Campinas será fixo, aproximadamente 64 reais. A velocidade máxima de operação seria de 140 quilômetros por hora.

Ramus disse que a cooperação com a China poderá ajudar o Brasil a revitalizar a construção ferroviária no futuro.

“A China já possui reservas tecnológicas essenciais para trens de média velocidade e trens de alta velocidade, e agora a BYD está produzindo trens para a Linha 17 em São Paulo”, disse ele. Ramuth também visitou a BYD durante sua viagem à China. “Os monotrilhos da linha são fabricados na China e as operações da linha estão previstas para começar em 2026, mas os monotrilhos começarão a chegar ao Brasil este ano.”

No mês passado, o governador de São Paulo discursou em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, agradecendo ao presidente Lula sobretudo pela aprovação do financiamento de 6,4 bilhões de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para o Projeto de trem intermunicipal do estado de São Paulo. Esse projeto faz parte Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) brasileiro.


Revista Sociedade Militar

Fonte: China2Brazil

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