No Exército Brasileiro, aproximadamente 213.000 militares ocupam uma variedade de postos e graduações, que variam de soldado a General de Exército. Para liderar esse contingente, a força terrestre conta com 179 oficiais generais. Entretanto, esses oficiais são reconhecidos pelos membros das Forças Armadas (FA) como “oficiais políticos”, responsáveis por tarefas administrativas, manutenção de relações com o Congresso Nacional e participação regular em compromissos políticos com autoridades. Na prática, portanto, quem realmente comanda e dirige as tropas são os coronéis, que ocupam o último posto da carreira regular.

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Defesa em setembro de 2023, existem 1.684 coronéis no Exército Brasileiro. Considerando esses números, cada coronel, na força terrestre, lidera aproximadamente 126 militares.

Um coronel no Exército Brasileiro tem salário bruto na casa dos R$ 26.300,00. Entretanto, o valor pode variar para mais ou para menos, de acordo com o número de dependentes, local onde serve a até por conta de cursos realizados. O salário líquido fica na casa dos 17 mil reais.
O Exército Brasileiro, que tem como encargo principal a defesa nacional, hoje possui grandes efetivos ocupando prédios em Brasília e no Rio de Janeiro, mantendo grupos estacionados até em outras nações, como Estados Unidos e Inglaterra, estes com o encargo de realizar compras de armamentos e material sobressalente.
Abaixo, a despeito das atividades diferenciadas, uma comparação interessante com o número de coronéis das polícias militares de alguns estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo e o efetivo debaixo de suas ordens. O Rio possui 77 coronéis na ativa e São Paulo possui 63 oficiais no mesmo posto.
Como é na Polícia Militar
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que tem um efetivo de cerca de 60 mil militares (Lei nº 5467/2009) possui 77 coronéis. Nessa corporação, extremamente operativa, cada coronel é responsável por cerca de 779 militares, o que equivale a cerca de 6 vezes o número de militares comandados por um oficial do mesmo posto no Exército Brasileiro.
Na Polícia Militar de São Paulo existem 63 coronéis para um efetivo de aproximadamente 83 mil militares. Nessa corporação, que atua diuturnamente no combate contra a criminalidade, portanto, o número de militares sob a responsabilidade de cada coronel é de 1.317 soldados, cabos, sargentos, suboficiais e oficiais. Cada coronel na PM de São Paulo comanda 10 vezes mais militares que os coronéis do Exército Brasileiro.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar